Texto Filipe Cairrão
Foto VVL Sport Image
Cerca de 70 pilotos vão disputar este fim de semana, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados Local, a primeira prova do Campeonato Nacional de Karting de 2016 das categorias X30 Shifter, Super X30, Júnior, Juvenil, Cadete (Troféu António Dinis) e Iniciação (Troféu Figueiredo e Silva).
César Campaniço (na foto com o jovem leiriense Ivan Domingues nos treinos de hoje) – campeão europeu em 1998 –, que na época passada disputou e venceu a Taça de Portugal da categoria X30 Shifter Master – para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos de idade –, consta na lista de participantes da mesma categoria para esta primeira prova e deverá disputar o campeonato na sua totalidade, assim como a Taça de Portugal.
Algumas novidades
A X30 Shifter, para além de integrar a Master destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos, passa a contar este ano com a Gentleman, na qual alinham pilotos com idade igual ou superior a 45 anos.
A X30 dá lugar esta época à Super X30, cujos karts têm motores mais potentes, passando de 125cc para 175cc e também conta com a categoria Master, para pilotos com idades igual ou superior 32 anos, alinhando nesta Vítor Mendes, que na temporada passada conquistou o título de Campeão Nacional X30 Shifter Master.
A fórmula de competição também é diferente (ver horário em anexo), dado que no primeiro dia (sábado), para cada uma das categorias realizar-se-ão treinos livres, treinos cronometrados, uma manga de qualificação e a Corrida 1, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios.
No segundo dia (domingo), repete-se o ‘esquema’ de sábado, com as Corridas 2 a disputarem-se entre as 15h15 e as 16h30, procedendo-se depois a uma nova cerimónia de entrega de prémios.
Uma nota importante nesta edição 2016 do Campeonato Nacional de Karting diz respeito ao facto de deixar de ser exibida a bandeira vermelha e azul, que indica que um piloto está prestes a ser ‘dobrado’ ou já foi.