Andriy Pits encerra temporada com ‘triplete’ ao vencer a Taça de Portugal X30

Columns: Races

Depois de sagrar-se campeão nacional da categoria X30 e ter conquistado também o título no Campeonato de Espanha da categoria Sénior, Andriy Pits fechoua com chave de ouro a sua temporada com a vitória na Taça de Portugal. No Kartódromo de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML), João Ferreira garantiu a segunda posição e Luciano Carvalho completou o pódio, à frente de João Serrão e João Amaral que encerraram, respetivamente, o top-5.


A melhor volta nos treinos cronometrados da categoria X30 foi rubricada por Andriy Pits (Zanardi), em 52,782s, tendo o piloto de Leiria ganho a primeira manga de qualificação – com a volta mais rápida –, na qual Diogo Pinto (FA) e João Amaral (FA) foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente, tendo o ‘regressado’ Diogo Silva (Tonykart) terminado na quarta posição e Luciano Carvalho (Tonykart) sido o quinto posicionado. Luís Duarte (FA) cruzou a meta no sexto posto, à frente de Rui Lima (Praga), de João Serrão (Tonykart), de Nuno Branco (Tonykart) e de Daniela Bastos (Topkart), enquanto João Ferreira (Mad-croc) não largou.

Na segunda manga de qualificação, Andriy Pits voltou a vencer, tendo Pinto e Amaral sido novamente os segundo e terceiro classificados, respetivamente. João Ferreira, que largou da 11ª posição, cruzou a meta no quarto lugar, à frente de Diogo Silva. João Serrão foi sexto classificado, seguindo-se Luís Duarte, Daniela Bastos e Nuno Branco, enquanto Luciano Carvalho foi forçado a abandonar à passagem da terceira volta.


João Ferreira e Luciano Carvalho completaram o pódio

Na Final, Andriy Pits largou da pole-position e rapidamente começou a construir uma vantagem para o resto do pelotão, vencendo sem qualquer contestação, sendo também o autor da volta mais rápida. O piloto de Leiria sagrou-se campeão nacional esta época e conquistou também o título no Campeonato de Espanha da categoria Sénior, fechando agora com ‘chave de ouro’ a temporada com a vitória na Taça de Portugal.

João Serrão arrancou muito bem e rodou na segunda posição nas primeiras voltas, mas logo depois impôs-se João Ferreira, segurando o lugar intermédio do pódio até final. A luta pela terceira posição foi bem interessante e ficou na posse de Luciano Carvalho – teve vários problemas mecânicos ao longo do fim de semana –, após recuperar várias posições.

João Serrão – que estreou-se há pouco tempo no Karting – acabou por garantir um positivo quarto lugar e João Amaral que também debateu-se com algumas contrariedades fechou o top-5, à frente de Diogo Silva, Rui Lima, Luís Duarte e Nuno Branco. Diogo Pinto, que rodou todo o fim de semana na segunda posição, foi inglório na Final, forçado a desistir logo na primeira volta com problemas mecânicos. Daniela Bastos não largou na Final.


Todas as classificações da prova em http://www.mylaps.com/en/events/1217522


Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image

Created by: fcairrao - 27/10/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter