João Gouveia venceu as duas Finais da quinta e última prova do Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – categoria Iniciação, integrada no Campeonato Nacional de Karting, disputada no KIRO-Kartódromo do Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME. Mateus Cabrelli – já ‘virtual’ campeão – com dois segundos lugares, carimbou o título em definitivo. Tiago Lima completou o pódio na Final 1 e Diogo Castro obteve igual feito na Final 2.
Mateus Cabrelli foi o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação e foi segundo classificado nas duas Finais, sendo suficiente para sagrar-se campeão nacional da categoria Iniciação, dado que à partida para esta última ronda tinha confortável vantagem pontual para a concorrência.
O piloto do Algarve fez com que a sua equipa Madi Motorsport conquistasse, pelo segundo ano consecutivo, mais um título na categoria reservada a pilotos com idades entre os 5 e os 7 anos, tendo em 2014, a formação liderada por Frederico Figueiredo e Castro e Victor Leitão, conseguido o feito através de Miguel Couteiro, que esta época fez a sua estreia na categoria Cadete.
João Gouveia estreia-se a vencer… e em dose dupla!
No que diz respeito à prova deste fim de semana, João Gouveia – que completou 6 anos de idade em junho – viveu um fim de semana que jamais esquecerá, pois estreou-se a vencer… e em dose dupla! Ou seja, garantiu o lugar mais alto do pódio quer na Final 1 quer na Final 2, proporcionando à sua equipa Max Power Kart Team, liderada por Miguel Max, um final de campeonato muito positivo.
O piloto de Lisboa resistiu às constantes investidas de Mateus Cabrelli quer na Final 1 quer na Final 2, terminado a primeira com uma vantagem de 0,102 e a segunda com 14 milésimos de segundo! Mateus Cabrelli assinou a volta mais rápida na Final 1 e João Gouveia rubricou a melhor volta na Final 2.
Tiago Lima e Diogo Castro no pódio
Tiago Lima completou o pódio da Final 1, após luta com Bruno Abreu – que continua a evoluir – e Manuel Santos, que fecharam o top-5, à frente de Diogo Castro. Na Final 2, a luta pela terceira posição esteve ao rubro, com Diogo Castro – que teve pouca sorte na Final 1 – a levar a melhor sobre Tiago Lima na última volta, tendo o piloto da ART Pro Racing – que dominou a quarta prova disputada em Viana do Castelo –, segurado a quarta posição, à frente de Bruno Abreu.
Manuel Santos, que era apontado como um dos principais favoritos ao título, não teve a sorte do seu lado na prova do Bombarral – sendo quinto e depois sexto classificado –, mas, mesmo assim, garantiu o vice-campeonato, em virtude da sua performance ao longo da época, enquanto o seu colega de equipa João Gouveia, garantiu foi terceiro na competição, à frente de Diogo Castro e Bruno Abreu, que completaram o top-5.
Todos as classificações da prova em http://www.mylaps.com/en/events/1204532
Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image