Tiago Teixeira (categoria X30 Shifter), Vítor Mendes (X30 Shifter Master), Andriy Pits (X30 Sénior), Simão Ventura (X30 Júnior), André Quaresma (Juvenil), Luís Alves (Cadete) e Mateus Cabrelli (Iniciação) garantiram hoje a pole-position para as Finais 1 da quinta e última prova do Campeonato Nacional de Karting agendadas para amanhã entre as 10h45 e as 12h25. As Finais 2 serão disputadas entre as 14h00 e as 15h40, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h15. Alguns pilotos já são ‘virtuais’ campeões nacionais, mas o melhor mesmo é esperar por amanhã até ao baixar da última bandeira xadrez.
Está concluído o primeiro dia da quinta e última prova do Campeonato Nacional de Karting das categorias Juvenil, Júnior, X30 Sénior, X30 Shifter e X30 Shifter Master, assim como do Troféu António Dinis – categoria Cadete e o Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – categoria Iniciação, que está a decorrer no KIRO-Kartódromo do Oeste, no Bombarral e que se prolonga até amanhã, sob a organização da ACDME.
Os vencedores das corridas de qualificação e quem sai da pole-position amanhã
No que diz respeito aos vencedores de hoje, Tiago Teixeira (nº 305), ao volante de um kart equipado com chassis Sodi, depois de ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados, dominou as duas corridas de qualificação da categoria X30 Shifter – karts equipados com caixa de velocidades – e amanhã vai largar da pole-position na Final 1. Yohan Sousa (nº 312-Zanardi), que lidera o campeonato, foi terceiro classificado nas duas mangas de qualificação e vai amanhã arrancar da terceira posição.
Na X30 Shifter Master – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos –, Vítor Mendes (nº 333-Ricciardo), garantiu o melhor registo nos ‘cronos’ e venceu as duas corridas de qualificação, pelo que assegurou a pole-position para a Final 1 que se realiza amanhã.
Andriy Pits (nº 255-Zanardi), que lidera a categoria X30 Sénior, foi o mais lesto nos ´cronos’ e triunfou nas corridas de qualificação, assegurando também a pole-position para a Final 1 de amanhã.
Na X30 Júnior, Simão Ventura (nº 172-Zanardi), depois de ter rubricado a melhor marca nos treinos cronometrados, venceu as duas mangas de qualificação e garantiu a pole-position para a Final 1 agendada para amanhã. Bruno Ponte (nº 171-Zanardi), líder do campeonato e que integra a equipa madeirense Red Line Motorsport, obteve um quarto e um segundo lugares e vai arrancar na Final 1 da terceira posição.
Rodrigo Correia (nº117-Birel) assinou o melhor registo nos ‘cronos’ da Juvenil, André Quaresma (nº 115-Energy) venceu a primeira corrida de qualificação e Mariana Machado (nº 127-Praga) – que lidera o campeonato – triunfou na segunda, à frente de Quaresma, resultado que permitiu ao piloto do Max Power Kart Team assegurar a pole position para a Final 1 a realizar amanhã, largando a seu lado a piloto do Paulo Pita Racing Team.
No Troféu António Dinis – Categoria Cadete, integrado no Campeonato Nacional, que está a ser disputado por 20 pilotos, Rodrigo Testa (nº 61-DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e Luís Alves (nº 64-Haase) venceu as duas mangas de qualificação, pelo que amanhã o piloto da Red Line Motorsport vai largar da pole-position. Rafael Rêgo (nº 67-Energy), que está na liderança do campeonato, esteve envolvido numa ‘carambola’ logo na partida e não chegou sequer a completar uma volta, enquanto na segunda foi 13º classificado. Assim, o piloto do Max Power Kart Team vai arrancar amanhã da 19ª posição para a Final 1.
No Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – Categoria Iniciação, igualmente inserido no Campeonato Nacional, Mateus Cabrelli (nº 3-Birel) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu as duas corridas de qualificação, pelo que amanhã vai largar da pole-position na Final 1.
Os motores Iame equipam os karts de todas as categorias, à exceção da Iniciação, cujo propulsor é Honda.
Amanhã todos de "máquina de calcular na mão"
Recordamos que para efeitos de classificação final do campeonato só serão contabilizados – em todas as categorias – os quatro melhores resultados obtidos nas corridas de qualificação 1, nas corridas de qualificação 2, assim como nas Finais 1 e nas Finais 2, bem como considerados até quatro pontos relativos a pole-position e outros tantos no que diz respeito à volta mais rápida na Final 1 e assim como mais quatro relativos à Final 2.
Texto Filipe Cairrão
Foto VVL Sport Image