Yohan Sousa vai largar da 7ª linha nas mangas do Mundial KZ2 entre 100 pilotos

- Races

O Campeonato do Mundo CIK-FIA da categoria KZ2 que está a ser disputado por cerca de 100 pilotos no Circuito Internacional de Le Mans está ao rubro com uma vasto leque de pilotos a rodarem muito perto uns dos outros. Os treinos cronometrados terminaram há pouco no traçado francês e Yohan Sousa – único português em competição – foi o 14º mais rápido do seu grupo e 42º da geral, com o tempo de 51,652s, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 130 km/h nos 1384 metros da pista gaulesa, com o seu kart equipado com chassis Zanardi e motor TM. A melhor marca foi rubricada pelo francês Nicolas Gonzales (Sodi/TM) em 51,153s e Joel Johansson (Energy/TM) – que se sagrou campeão europeu em julho passado – obteve o 47º melhor registo da geral (51,963s).


Yohan Sousa – com a marca que estabeleceu hoje – assegurou um lugar na sétima linha nas grelhas de partida para as cinco mangas de qualificação que vai disputar amanhã, entrando em ação quando forem 11h05 (10h05 em Portugal).

Recordamos que o piloto português que alinha pela equipa sueca Strakka Bhaitech – na qual também está integrado o mecânico português Paulo Barreiro –, tem, para já, como seu principal objetivo marcar presença na Final reservada a 34 pilotos, dado que esta é apenas a sua quarta prova na difícil categoria internacional, cujos karts estão equipados com caixa de velocidades e na qual se estreou este ano. 

Para isso, Yohan Sousa, de apenas 15 anos de idade, terá amanhã de garantir um lugar entre os 68 primeiros classificados após as várias mangas de qualificação para ter acesso a uma das duas pré-finais que se realizarão domingo de manhã.

Os primeiros 17 classificados de cada uma das pré-finais ficarão apurados para a Final – reservada assim a 34 pilotos – que será disputada no domingo quando forem 13h55 (12h55 em Portugal).


Texto Filipe Cairrão

Fotos KSP.fr

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook