Gonçalo Coutinho no pódio da categoria Júnior das Series Rotax Espanha 2015

Columns: Races

Gonçalo Coutinho (na foto à direita) garantiu na pista de Recas, em Toledo, o terceiro lugar do pódio entre os 32 participantes da terceira prova da categoria Júnior das Series Rotax em Espanha. Numa prova em que o termómetro atingiu cerca de 45 graus celsius, Rodrigo Ferreira e Guilherme Gusmão que, tal como Coutinho, são estreantes na categoria Júnior, também defenderam bem as cores nacionais.

 

Gonçalo Coutinho (nº 268-FA) – do Cabo do Mundo Karteam, com a assistência em Espanha da Arakart – estabeleceu a quinta melhor marca nos treinos cronometrados e depois esteve na luta pela vitória quer na Final 1 quer na Final 2. Na primeira, o piloto do Porto acabou, contudo, por ver a bandeira xadrez na terceira posição, mostrando-se muito rápido, sendo exemplo disso o facto de ter rubricado a melhor volta da corrida em 57,429s aos 1250 metros do traçado espanhol.

Perspetivava-se o melhor dos cenários para Gonçalo Coutinho na Final 2, mas foi quarto classificado. De qualquer modo, face ao somatório dos resultados nas duas Finais, o piloto do Porto garantiu um excelente terceiro lugar, subindo ao pódio juntamente com Ruben Sabater (FA) e com Aitor Sorozabal (Tonykart), os primeiro e segundo classificados, respetivamente.

Rodrigo Ferreira (nº 299-Praga), que alinha pelo Paulo Pita Racing Team, igualmente ‘rookie’ na categoria Júnior, foi 14º classificado em Recas. O conterrâneo de Coutinho ficou algo condicionado após não ter sido muito feliz nos treinos cronometrados, já que assinou a 26ª melhor marca. Forçado a largar da cauda do pelotão, Rodrigo Ferreira ainda conseguiu recuperar 11 posições na Final 1, para terminar no 15º lugar. Na Final 2, o portuense enfrentou algumas contrariedades e cruzou a meta na 19ª posição, resultado que somado ao 15º lugar alcançado na Final 1, fez com que fosse o 14º classificado na prova espanhola.

Guilherme Gusmão (nº 217-Topkart) com a assistência de Carlos Duarte, igulamente estreante na categoria Júnior, foi 18º mais rápido nos trenos cronometrados e na Final 1 terminou no 17º lugar, enquanto na Final 2 também enfrentou algumas dificuldades, caindo para 22º, pelo que regressou a Évora com o 18º lugar Final.

No cômputo geral, atendendo que os três portugueses fazem a sua estreia na categoria Júnior das competitivas Series Rotax em Espanha, na qual alinham nomes bem sonantes das principais competições internacionais, defenderam muito bem as cores nacionais.

A quarta e última prova está agendada para 19 e 20 de setembro e será disputada no Circuito Internacional de Zuera, ronda que curiosamente coincide com a quinta e última prova do Campeonato Nacional que se realizará no KIRO-Kartódromo do Oeste, no Bombarral.


Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image

Created by: fcairrao - 13/07/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter