Portugueses muito fortes nas qualificações do Campeonato de Espanha

Columns: Races
Henrique Chaves vai amanhã largar da segunda posição na Final 1 da categoria Sénior-KZ2 e Rui Carneiro do 11º lugar na primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha que está a decorrer no Circuito de Recas. Andriy Pits também garantiu o segundo lugar na grelha de partida para a Final 1 da categoria Sénior, na qual Luciano Carvalho e Diogo Pinto irão largar também de boas posições. Simão Ventura, sofreu um toque na segunda manga de qualificação, pelo que vai arrancar do 31º posto.

No traçado perto de Toledo, entre os 159 pilotos que estão a disputar a prova de abertura do Campeonato de Espanha, as cores nacionais têm estado em evidência.
Na categoria Sénior-KZ2, Jorge Pescador (Praga/TM/Vega) – campeão em título – dominou hoje todos os acontecimentos, já que foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 54,534s e venceu as duas mangas de qualificação, nas quais Henrique Chaves (nº23-Zanardi/TM/Vega) foi segundo classificado em ambas, depois de ter estabelecido a segunda melhor volta nos ‘cronos’. Já Rui Carneiro (nº321-Zanardi/TM/Vega) não foi bem-sucedido nos treinos cronometrados e refletiu-se nas mangas de qualificação ao ser 14ª e 12º classificado, pelo que amanhã vai arrancar do 11º posto na Final 1.

Lusos em grande evidência no extenso pelotão Sénior
Na categoria Sénior, que está a ser disputada por 37 pilotos, o campeão em título Eduardo García (FA/Parilla/Vega) está a defender bem o cetro, dado que foi o mais rápidos no treinos cronometrados com a marca de 56,170s e venceu as mangas de qualificação, nas quais Andriy Pits (nº21-Zanardi/Parilla/Vega) foi segundo classificado, depois de ter assinado o segundo melhor registo nos ‘cronos’ (56,372s), pelo que vai largar amanhã ao lado do piloto catalão para a Final 1.
Diogo Pinto (nº 252-FA/Parilla/Veja), que rubricou o oitavo melhor tempo (56,629s) nos treinos cronometrados, na primeira manga rapidamente chegou à segunda posição, mas um toque relegou-o para o 17º lugar, recuperando depois até ao nono posto, sendo na segunda manga oitavo classificado… embora tenha rodado na quinta posição.
Luciano Miguel Carvalho (nº25-Tonykart/Parilla/Vega) não foi além da 16ª posição nos treinos cronometrados com problemas ao nível do ‘set-up’, mas na primeira manga garantiu um extraordinário segundo lugar, enquanto na segunda cruzou a meta na quinta posição. Até ao momento não foi possível apurar de que posições vão largar Carvalho e Pinto para a Final 1 de amanhã… mas partirão das primeiras linhas.

Toque condiciona Simão Ventura na Júnior
Simão Ventura (nº172-Zanardi/Parilla/Vega) não foi muito feliz nos treinos cronometrados entre o vasto pelotão da categoria Júnior, pois não foi além da 26ª melhor marca. Na primeira manga de qualificação terminou no 22º lugar e na segunda quando rodava na 21ª posição, um toque forçou-o a abandonar logo após a segunda volta, pelo que amanhã vai largar da 31ª posição na Final 1.
Eliseo Martínez (Praga/Parilla/Vega) não está a dar hipóteses aos seus 34 adversários. O campeão em título foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 56,236s e venceu as duas mangas de qualificação.
Na categoria Cadete, que está a ser disputada por 38 pilotos, Enric Bordas (Tonykart/Parilla), que estabeleceu a melhor volta aos 1280 metros do traçado espanhol em 1m02,190s e venceu a primeira manga de qualificação garantiu a pole-position para amanhã e terá a seu lado Ayrton Fontecha que se impôs na segunda manga.
Já na categoria Alevín, Juan David (Energy/Parilla/Vega) foi o mais rápido nos treinos cronometrados em 1m05,369s, mas nas duas mangas de qualificação triunfou Maya Weug (Praga/Parilla/Vega), assegurando a pole-position para a Final 1 agendada para amanhã.

Filipe Cairrão
Fotos de arquivo VVL Sport Image e MRM-Comunicacíon

Created by: fcairrao - 16/05/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter