Portugueses com sortes diferentes nos ‘cronos’ do Europeu KF em Portimão

Columns: Races
Eram esperados 61 pilotos na primeira prova do Campeonato da Europa da categoria KF, mas no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, compareceram 47. Uma baixa de 14 concorrentes, à qual se junta mais um na categoria KF-Júnior, pelo que no traçado algarvio estão a correr 110 pilotos. Hoje foi dia de treinos cronometrados e os portugueses tiveram sortes diferentes, tendo Andriy Pits sido o mais bem-sucedido.

Mas amanhã, através das mangas de qualificação, os pilotos lusos mantém intatas as aspirações em garantir um lugar na Final, a disputar no domingo, reservada aos 34 primeiros classificados.

Andriy Pits (nº 153), aos comandos de um kart equipado com chassis Zanardi e Motor TM, preparado pela equipa sueca Strakka Bhaitech, garantiu a 21ª melhor marca (56,813s) na primeira prova do Campeonato Europeu de Karting da categoria KF que está a ser disputada por 47 pilotos no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
Yohan Sousa (nº 199), igualmente integrado na Strakka Bhaitech, rubricou o 35º melhor tempo (57,031s), conseguindo fazer apenas ‘duas voltas limpas’, depois de entrar mais tarde em pista, assim como os pilotos do seu grupo, os quais cumpriram apenas quatro voltas nos oitos minutos da sessão única de treinos cronometrados.
Luciano Miguel Carvalho (198), que está a correr pelos italianos da Scuderia PCR e com motor TM, não foi nada feliz na qualificação, já que um problema numa roda afetou o seu andamento não indo além da 46ª posição (57,924s). Igualmente pouca sorte teve João Ferreira (197), com um kart equipado com chassis Mad-Croc e motor Parilla, dado que foi 47º (58,304s), tendo o piloto de Leiria sentido problemas ao nível o motor.
Amanhã, entre as 10h25 e as 16h50, serão disputadas as mangas de qualificação – três na categoria KF e cinco na categoria KF-Júnior –, cujo objetivo principal de cada piloto é garantir um lugar entre os 28 primeiros classificados para assegurar o apuramento direto para a pré-final e evitar a corrida de repescagem, através da qual serão apurados mais 6 pilotos, para disputarem as Finais no domingo, cujas grelhas terão 34 pilotos.

Pole-position para o russo Alexander Vartanyan na categoria KF
O russo Alexander Vartanyan (nº 120-Tonykart/Vortex), que foi quarto classificado nas WSK Super Master Series este ano, rubricou o melhor tempo em 56,545s, seguindo-se o britânico Tom Joyner – que venceu a Taça do Mundo em 2014 – com o segundo melhor registo, 56,569s, piloto que alinha pela equipa onde estão integrados Yohan Sousa e Andriy Pits.
O italiano Felice Tiene, da CRG que tem o seu kart equipado com motor Parilla – que há quinze dias bateu toda a concorrência na quarta e última prova das WSK Super Master Series, disputada no Circuito Internacional de Nápoles e garantiu o terceiro lugar na competição – foi o terceiro mais rápido com o tempo de 56,610s, enquanto o britânico Ben Hanley (nº 133), da Mad-croc Karting e que corre com motor TM, assinou o quarto melhor tempo.
O dinamarquês Nicklas Nielsen, na Tony Kart Kacing Team que corre com motor Vortex, que venceu a edição 2015 das WSK Super Master Series, não foi além da 15ª melhor marca (56,746s) e polaco Karol Basz, da Kosmic Racing que também 'recorre' a motor Vortex, não conseguiu melhor do que o 10º registo, completando a melhor volta ao traçado algarvio em 56,706s.

Espanhol Sami Worship foi o mais rápido na categoria KF-Júnior
Na categoria KF-Júnior, na qual estão a competir 64 pilotos – sem representantes portugueses –, o espanhol Sami Worship (nº 248) que está a correr pelos britânicos da Ricky Flynn Motorsport, com um kart equipado com ckassis FA e motor Vortex estabeleceu a melhor marca em 58,118s, enquanto o belga Kenny Roosens que alinha pelos britânicos da VDK Racing, com chassis Kosmic e motor Parilla, rubricou o segundo melhor tempo, 58,188s. O compatriota de Roosens, Ulysse De Pauw, que venceu há quinze dias em Itália a quarta e última prova das WSK Super Master Series, integrado na Birel Art e que utiliza motor Parilla, assinou a terceira melhor marca (58,193s).
O britânico Clement Novalak, da Tony Kart Racing Team – que venceu a edição 2015 das WSK Super Master Series –, não foi além do 10º melhor registo, 58,407, enquanto o brasileiro Ruan Belizario (Tonykr/Vortex), que alinhou há duas semanas na segunda prova do Campeonato Nacional da categoria Júnior, em Fátima, não conseguiu melhor do que a 56ª melhor marca (59,009s).

Programa para sábado
Amanhã, entre as 10h25 e as 16h50, serão disputadas as mangas de qualificação – três na categoria KF e cinco na categoria KF-Júnior –, cujo objetivo principal de cada piloto é garantir um lugar entre os 28 primeiros classificados para assegurar o apuramento direto para a pré-final e evitar a corrida de repescagem, através da qual serão apurados mais 6 pilotos, para disputarem as Finais no domingo, cujas grelhas terão 34 pilotos.

Filipe Cairrão
VVL Sport Image

Created by: fcairrao - 08/05/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter