Luciano Carvalho, Diogo Pinto e João Ferreira sem sorte na categoria X30 Sénior

Luciano Carvalho, Diogo Pinto e João Ferreira foram 12º, 27º e 38º classificados, respetivamente, no X30 Clallenge Europa 2015 da categoria X30 Sénior, mas a performance dos portugueses no traçado italiano de Castelletto, não é ‘retratada’ nas classificações finais.


Na categoria X30 Sénior, a mais concorrida com 58 pilotos entre os quais participaram os portugueses Luciano Carvalho – integrado na Scuderia italiana PCR –, Diogo Pinto pela Comer-Top-Kart, e João Ferreira com um kart equipado com chassis Mad-croc (os três na imagem), o mais forte nos treinos cronometrados foi francês Kevin Breysse (FA), cumprindo a melhor volta ao traçado italiano em 50,453s à média de 89,6 km/h.

O piloto de Oliveira de Azeméis, Luciano Carvalho, assinou o 8º melhor tempo em 50,621s, – sendo o 1º do seu grupo –, o vimaranense Diogo Pinto foi o 26º mais rápido – 7º do seu grupo – e o leiriense João Ferreira rubricou a 39ª melhor marca, em 51,070s, sendo o 10º do seu grupo.

Nas mangas de qualificação, em que se impôs o germânico Magnus Lempke (Sodi), Luciano Carvalho foi 4º, 10º e 14º classificado e garantiu a 13ª posição, enquanto Diogo Pinto, depois de nas mangas ter sido 15º, 8º e 7º, foi 15º classificado. João Ferreira não teve sorte nas mangas de qualificação, sendo 18º na primeira, mas pior foi o que sucedeu na segunda manga, dado que foi forçado a abandonar ainda na quinta volta. Já na terceira, depois de largar do 18º posto caiu para o 28º lugar, sendo relegado para disputar as Finais B.


Diogo Pinto ainda rodou na terceira posição na Final 1

Na primeira Final A, Diogo Pinto depois de partir da 15ª posição conseguiu recuperar até ao terceiro lugar, tendo depois caído para nono. Mas o pior para o piloto vimaranense foi ter sido desclassificado por ter peso (menos 100 gramas) abaixo do regulamentar. Na segunda Final A, Pinto terminou na 16ª posição, tendo no conjunto destes resultados terminado o ‘Europeu’ num inglório 27º lugar, classificação que não retrata a performance do português.

Luciano Carvalho também se pode queixar de não ter tido a sorte do seu lado. Na Final 1 foi 8º classificado e na Final 2, quando rodava na 7ª posição, caiu para 21º, obtendo por isso o 12º lugar final. Uma classificação que não espelha igualmente a rapidez do piloto de Oliveira de Azeméis… que foi quarto nos cronometrados!

João Ferreira fez uma corrida extraordinária na Final B, dado que largou da 16ª posição e viu a bandeira xadrez no quarto lugar, enquanto na final seguinte foi 11º classificado, terminando o ‘Europeu’ na 38ª posição… mas condicionado pelos azares nas mangas de qualificação.

O francês Kevin Breysse (nº 222), com chassis FA, conquistou o título e os compatriotas Vincent Fraisse (Sodi) e Alexis Castellon (Tonykart) foram os segundo e terceiro classifivados, respetivamente.

Na categoria X30 Sénior Master – para pilotos com idade igual ou superior a 30 anos –, sem representantes nacionais, o francês Nicolas Duchateau (nº 376), com chassis Kosmic dominou todos os acontecimentos.


Texto Filipe Cairrão


Created by: fcairrao - 06/04/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter