Na categoria X30 Super Shifter, este ano com motores de 175cc muito semelhante aos da categoria internacional KZ2 da CIK-FIA, a obtenção de um resultado melhor do que o 7º lugar por parte de Yohan Sousa (nº 412 na imagem) – único representante português na classe – ficou praticamente hipotecada na segunda das três mangas de qualificação disputada no sábado, dado que o experiente belga Jonathan Thonon (401), piloto oficial Praga, ‘abalroou’ o kart do piloto português – equipado com chassis Zanardi – logo na partida.
Assim, o piloto da YKart Competition Team, depois de ser o quinto mais rápido no ‘warm up’, largou para a Final 1, disputada no domingo, da 12ª posição e viu a bandeira xadrez no oitavo lugar, atrás do francês e campeão em título, Amaury Bonduel (ART GP), tendo o checo Patrik Hajek (Praga) batido toda a concorrência, liderando de princípio a fim, com o colega de equipa Thonon e o italiano Matteo Vigano (Topkart) a terminarem nas segunda e terceira posições, respetivamente.
Na Final 2, tudo ficou decido à 11ª das 20 voltas, altura em que Hajek, quando liderava, desistiu, tendo Thonon garantido a vitória à frente dos italianos Vigano e Federico Savona (Evokart). No quarto lugar terminou Bonduel, mas contou com excelente réplica de Yohan Sousa que viu a bandeira xadrez na quinta posição, depois de largar do oitavo lugar.
Somando os resultados das Finais 1 e 2, o piloto do Entroncamento foi 7º classificado, enquanto Thonon conquistou o título europeu, Vigano foi segundo e Savona completou o pódio.
Texto Filipe Cairrão