Yohan Sousa 7º classificado… mas ‘abalroado’ pelo vencedor Jonathan Thonon

Columns: Races
Yohan Sousa mostrou andamento para garantir, no mínimo, um lugar no top-5, mas um acidente na segunda manga de qualificação com Jonhatan Thonon, experiente piloto belga, condicionou a partir daí toda a prova do piloto português na pista italiana de Castelletto.


Na categoria X30 Super Shifter, este ano com motores de 175cc muito semelhante aos da categoria internacional KZ2 da CIK-FIA, a obtenção de um resultado melhor do que o 7º lugar por parte de Yohan Sousa (nº 412 na imagem) – único representante português na classe – ficou praticamente hipotecada na segunda das três mangas de qualificação disputada no sábado, dado que o experiente belga Jonathan Thonon (401), piloto oficial Praga, ‘abalroou’ o kart do piloto português – equipado com chassis Zanardi – logo na partida.

Assim, o piloto da YKart Competition Team, depois de ser o quinto mais rápido no ‘warm up’, largou para a Final 1, disputada no domingo, da 12ª posição e viu a bandeira xadrez no oitavo lugar, atrás do francês e campeão em título, Amaury Bonduel (ART GP), tendo o checo Patrik Hajek (Praga) batido toda a concorrência, liderando de princípio a fim, com o colega de equipa Thonon e o italiano Matteo Vigano (Topkart) a terminarem nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Na Final 2, tudo ficou decido à 11ª das 20 voltas, altura em que Hajek, quando liderava, desistiu, tendo Thonon garantido a vitória à frente dos italianos Vigano e Federico Savona (Evokart). No quarto lugar terminou Bonduel, mas contou com excelente réplica de Yohan Sousa que viu a bandeira xadrez na quinta posição, depois de largar do oitavo lugar.

Somando os resultados das Finais 1 e 2, o piloto do Entroncamento foi 7º classificado, enquanto Thonon conquistou o título europeu, Vigano foi segundo e Savona completou o pódio.

 
Texto Filipe Cairrão

Created by: fcairrao - 06/04/15

Browse by Columns

RACES

INTERVIEWS

OPINION

NEXT RACES

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter