Henrique Baptista (639), piloto da Dan Holland Racing, com um kart equipado com chassis FA, esteve em excelente plano na categoria DD2. Depois de ser o quarto mais rápido nos treinos cronometrados, ficando a 0,204s do checo Kevin Ludi (Kosmic) com o registo de 59,470s, que conquistou a pole-position, o madeirense foi quarto classificado após as mangas de qualificação, em que o mais forte foi o húngaro Ferenc Kancsar (Birel Art).
Na pré-final, Baptista foi sexto e Kanscar voltou a vencer, mas na Final quem colheu os louros foi o francês Anthony Abbasse (Sodikart), tendo Kanscar e Ludi completado o pódio. Baptista foi sétimo, atrás do germânico Marcel Schirmer (Tonykart), do grego Filippos Kalesis (Fladria Kart) e do holandês Mats van den Brand (DR), os quarto, quinto e sexto classificados, respetivamente. O japonês Kawase Tomokazu (TBA) venceu a DD2 Master, à frente do russo Igor Mukhin (CRG), enquanto o britânico Tamsin Germain (CRG) foi terceiro classificado.
Britânico Jack McCarthy vence na Júnior… e Spínola falha a Final.
O Rotax Euro Max Challenge foi disputado por outro português: Jack Spínola. O jovem piloto que também é natural da Madeira e faz este ano a sua internacionalização, tendo já disputado em fevereiro no traçado espanhol de Campillos, a Rotax Winter Cup, não foi feliz nos treinos cronometrados da categoria Júnior, dado que com o seu kart equipado com chassis FA, igualmente integrado na equipa Dan Holland Racing, não foi além do 47º melhor tempo (1m03,224s) entre os 60 participantes… pelo que falhou a qualificação para a Final.
O britânico Jack McCarthy (Tonykart), da equipa Strawberry Racing, assinou a melhor marca em 1m02,382, nos ‘cronos’, venceu todas as mangas de qualificação, a pré-final e a Final, na qual os compatriotas Kiern Jewiss (Tonykart) e Dean MacDonald (Kosmic) completaram, respetivamente, o pódio
Pierce Lehane vence na categoria Sénior Max
Na categoria Sénior Max, o australiano Pierce Lehane (Tonykart), da equipa Strawberry Racing, foi o autor do melhor ‘crono’ em 1m00,596s, venceu todas as mangas de qualificação, a pré-final e a final, tendo nesta o lugar intermédio do pódio ficado na posse do seu colega de equipa Jonh Stewart, enquanto o Berkay Besler (Intrepid) garantiu o terceiro lugar.
O espanhol Carlos Gil, piloto oficial da Sodikart, atual campeão mundial em título – que surpreendeu na final disputada em Valência o português Bruno Borlido, vice-campeão –, não foi além da 29ª posição
Texto Filipe Cairrão
Foto VVL Sport Image