António Correia (125) venceu a categoria Mini Max na jornada de abertura do Rotax Max Challenge Portugal 2015, realizada no Kartódromo Internacional de Braga, mas contou sempre com forte oposição, sobretudo de Diogo Marques (133) e Francisco Vilaverde (121).
Diogo Marques (133) conquistou a pole-position com o ‘crono’ de 57,888s e tirou dela o melhor proveito para liderar a primeira metade da Final 1, tendo na outra António Correia passado para o comando para não mais o largar, assinando também a volta mais rápida. O piloto de Abrantes garantiu a segunda posição e Gabriel Caçoilo – um dos fortes candidatos à vitória – foi terceiro classificado, após luta muito interessante com Frederico Peters (107) – o mais novo do pelotão – e de Francisco Vilaverde (121).
O piloto do Fundão voltou a vencer na Final 2 e rubricou a volta mais rápida, impondo-se igualmente na Final 3, resultados que permitiram a António Correia conquistar o lugar mais alto do pódio.
Diogo Marques regressou a Abrantes com um honroso segundo lugar e o portuense Francisco Vilaverde completou o pódio, enquanto Frederico Peters foi quarto classificado com os mesmos pontos de Vilaverde.
João Novo (102) esteve forte nos treinos cronometrados e rodou sempre nas primeiras posições, acabando, no entanto, por encerrar o top-5.
Gabriel Caçoilo foi sexto classificado, mas foi forçado a abandonar na Final 2. Contudo, é de sublinhar a prestação do piloto de Aveiro na Final 3, já que depois de cair para a última posição após a partida, ainda recuperou até ao quarto lugar e assinou a volta mais rápida.
Mariana Machado – que venceu a classe feminina – concluiu a prova bracarense na sétima posição, mas não rodou ao nível a que nos tem habituado, não tendo igualmente escapado a alguns toques.
Rodrigo Correia, ainda a adaptar-se a um novo chassis – que chegou na véspera da prova minhota –, terminou na oitava posição, à frente de Guilherme de Oliveira e de Manuel Alves, pilotos que por diferentes razões não conseguiram impor o bom andamento que já demonstraram.
Classificação Final:
- 1º António Correia (CRG), 105 pontos;
- 2º Diogo Marques (CRG), 98;
- 3º Francisco Vilaverde (Praga), 93;
- 4º Frederico Peters (Topkart), 93;
- 5º João Novo (Intrepid), 89;
- 6º Gabriel Caçoilo (Intrepid), 88;
- 7º Mariana Machado (Praga), 84;
- 8º Rodrigo Correia (Birel), 83;
- 9º Cabo do Mundo Karteam/Guilherme de Oliveira (FA), 78;
- 10º Cabo do Mundo Karteam/Manuel Alves (FA), 77.
Texto: Filipe Cairrão
Fotos: VVL Sport Image