Luís Cidade (312) e Gonçalo Coutinho (268) já estão no Circuito Internacional de Zuera, em Espanha, para disputaram a Copa de Inverno Rotax, prova única sob a alçada dos promotores portugueses da Korridas e Kompanhia, cujas Finais estão agendadas para domingo.
Luís Cidade vai alinhar pela Birel ART Spain na categoria Max na qual estão inscritos 12 concorrentes. O número não é considerável, mas a qualidade é bastante significativa, tendo o piloto de Matosinhos – com o seu kart equipado com chassis Birel –, de ombrear como nomes bem conhecidos da modalidade, como Ricardo Garcia, Albert Gil, Jon del Val, Javier Rodelas, Carlos Dembilio, só para citar alguns nomes.
Mas há igualmente que contar com o forte andamento de Marta Ariza – vice-campeão de Espanha da categoria KFJ – eleita este ano ‘FIA Women Motorsport’ pela Comissão FIA “Women in Motorsport” – presidida pela francesa Michelè Mouton, que obteve a sua primeira vitória no Mundial de Ralis em 1981, no Rali de Sanremo, tendo no ano seguinte maravilhado o público português ao vencer em Portugal com o famoso Audi Quattro Coupé, oferecendo igualmente em 1982 o primeiro título de construtores à marca germânica, face aos triunfos no Brasil e na Grécia.
Depois da sueca Lina Von Schedvin em 2012 e da francesa Adeline Prudent, em 2013, a espanhola Marta Ariza, de apenas 13 anos de idade, contará com o apoio da FIA para disputar as três provas do Troféu Academia CIK-FIA, entre 51 pilotos em representação de 35 países, nos traçados Zuera, Genk e Le Mans.
Piloto do porto enfrente forte concorrência
Por sua vez, Gonçalo Coutinho, que se estreia esta época na categoria Júnior, integrado novamente no Cabo do Mundo Karteam e com o apoio da formação Arakart, vai enfrentar uma vasta e forte concorrência de 27 pilotos. Aos comandos de um kart equipado com chassis FA, o piloto do Porto tudo fará para alcançar um bom resultado e sobretudo para se habituar a uma nova categoria.
Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image