Troféu Rotax com quase 60 inscritos no próximo fim de semana em Viana do Castelo

- News & Previews
Quase cinco meses depois da prova inaugural, o Rotax Max Challenge Portugal (Troféu Rotax) regressa no próximo fim de semana com a realização da segunda jornada dupla, no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Motorsport Viana Clube e promoção da Korridas e Kompanhia.

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araújo/HelloFoto (Arquivo)


No traçado minhoto, vão alinhar mais concretamente 58 pilotos distribuídos por 7 categorias, assistindo-se à reintrodução da categoria Micro-Academy, destinada a jovens com idades entre os 6 e os 10 anos e que sejam pela primeira vez titulares de licença desportiva.
À partida para Viana do Castelo, os líderes das diferentes categorias são os seguintes: Vítor Mendes (DD2 Master), Gonçalo Coutinho (DD2), Martim Nunes (Sénior), João Oliveira (Júnior), Rodrigo Vilaça (Mini-Max) e o espanhol Christian Costoya (Micro-Max).   
Na sexta-feira, os treinos privados decorrem entre as 9h50 e as 17h37, enquanto no sábado de manhã realizam-se os treinos livres oficiais das 8h40 às 9h32 e os treinos cronometrados das 9h44 às 10h50. As Finais 1 de cada categoria disputam-se entre as 11h15 e as 12h56 e as Finais 2 entre as 13h51 e as 15h32, determinando-se as classificações de cada piloto pela soma dos resultados obtidos em cada Final.
No domingo, os treinos livres oficiais das 8h30 às 9h22 e os treinos cronometrados das 9h34 às 10h40. As Finais 1 de cada categoria disputam-se entre as 11h05 e as 12h46 e as Finais 2 entre as 13h41 e as 15h22, determinando-se, igualmente, as classificações de cada piloto pela soma dos resultados obtidos em cada Final.
Em anexo, poderá consultar mais precisamente o horário, assim como a lista de inscritos e o regulamento particular da prova.

Regras de segurança
A Korridas e Kompanhia, promotora do Troféu Rotax, preparou esta segunda jornada dupla de acordo com o Plano de Contingência de Competições divulgado pela FPAK, bem como implementou as medidas recomendadas pela Direção Geral de Saúde.
Em comunicado pode ler-se:
“O acesso ao Kartódromo estará restrito às pessoas abaixo indicadas, sendo feita a leitura da temperatura corporal aquando da sua entrada nas instalações. Pedimos desde já a máxima colaboração de todos.
• Piloto (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• Concorrente (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• Mecânico (portador de licença desportiva e que servirá de sua identificação durante todo o evento)
• 2 acompanhantes por piloto (portador de cartão de cidadão e receberão uma pulseira identificativa)
• Apenas viaturas de assistência tem aceso ao paddock. Não podem entrar viaturas de passageiros

Condições obrigatórias dentro de todos os espaços do kartódromo
• Uso de máscara. Obrigatória nos espaços fechados, nas áreas de acesso à grelha de partida, parques fechados, zona técnica e no interior das tendas de assistência das equipas. Recomendada em todas as restantes áreas abertas.
• Distanciamento social de 2 metros
• Limitação de pessoas dentro dos espaços fechados (cada zona terá essa informação)

Verificações administrativas/Secretariado
Este é um local de concentração, essencialmente na fase inicial da competição. Dado que a capacidade deste espaço (em número de pessoas) estará limitada e com o objetivo de evitar filas de espera, vamos implementar algumas medidas para minimizar este constrangimento. Pedimos, por isso, que nos façam chegar via e-mail – info@korridas.com – os documentos abaixo indicados. Deste modo o piloto/concorrente apenas terá de se dirigir ao secretariado para levantar um envelope com toda a documentação necessária.
• Cópia da licença desportiva de piloto; concorrente e mecânico
• Nº de telemóvel atualizado para receção das notificações
• Comprovativo de pagamento das inscrições, incluindo já o valor dos pneus de prova
• Marca do chassis que vão utilizar

Os tempos serão afixados no quadro oficial de prova, não se fazendo a entrega de folhas de tempos. Toda a informação relativamente a tempos pode e deve ser consultada no site ou na APP da Korridas.
Qualquer informação necessária do Secretariado poderá ser solicitada presencialmente, mas preferencialmente deve ser pedida via telefone. Para o efeito serão fornecidos dois números de contato, para os quais deverão ligar.

Colégio de comissários desportivos
Este espaço estará devidamente estruturado e dimensionado para receber o piloto/concorrente cuja presença seja solicitada.
 
Verificações técnicas (iniciais, intermédias e finais)
No Kartódromo de Viana este espaço tem já as condições necessárias para se fazer as verificações sem qualquer problema em termos de segurança. No entanto, esta área estará devidamente estruturada e dimensionada para receber dois karts em simultâneo, existindo uma entrada e uma saída distintas. Apenas o mecânico tem acesso a esta zona. Caso as condições climatéricas o permitem, as verificações técnicas iniciais, podem ser feitas em zona aberta previamente preparada. Face a estes constrangimentos alertamos que este processo poderá decorrer de forma mais lenta que o habitual.

Zona de sorteio de motores e marcação de pneus
Nestes espaços, a pessoa responsável pela recolha do motor e pneus, deverá respeitar as regras de segurança, designadamente a distância social. É importante que respeitem o horário de sorteio por cada categoria, evitando, assim, uma aglomeração desnecessária de pessoas. Neste espaço, embora aberto, será obrigatório o uso de máscara.

Zona de venda de peças
Como habitualmente a Korridas terá o seu camião para o fornecimento de peças. O acesso ao interior do camião estará vedado. Será criada uma zona na entrada do camião onde pode ser feito o pedido de todas as peças necessárias.

Cerimónia de pódio
Nesta jornada do Troféu Rotax não se efetuará cerimónia de pódio, devendo os prémios ser levantados no secretariado".
 

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook