RAC proporciona ajuda preciosa no combate à Covid-19 no Centro de Saúde de Ovar

- News & Previews
Ao disponibilizar a sua ‘Motorhome’ e o espaço habitual que a rodeia, a RAC-Racing Academy & Competition esteve desde o início envolvida no combate à Covid-19 em Ovar. Mas só agora, quase um mês e meio depois, a Vroom descobriu por mero acaso. “O Ricardo Costa, chefe de equipa da RAC, pediu discrição”, confidenciou-nos Vítor Ferreira, médico-cirurgião e coordenador do Centro de Saúde de Ovar há mais de 10 anos.

Por Filipe Cairrão
Fotos Filipe Cairrão Jerónimo (e cedidas pelo Dr. Vítor Ferreira)


Esta semana um dos nossos colaboradores deslocou-se a uma das freguesias de Ovar para visitar uns familiares, uma vez terminada a cerca sanitária. Sem ver karts, pistas, etc, há algum tempo, o nosso colega viu, nas imediações do Centro de Saúde de Ovar – mesmo em frente ao Hospital –, a ‘Motorhome’ da RAC-Racing Academy e Competition, equipa que alinha nas principais competições de Karting em Portugal desde 2017.
Por alguns instantes, o nosso colaborador pensou tratar-se de uma ‘miragem’ derivada do confinamento. Mas não. Era mesmo o camião da equipa sedeada em Vila Nova de Gaia que já nos habituamos a ver nos ‘paddocks’.
Não fosse a curiosidade ‘matar o gato’, rapidamente fizemos uns contactos até falarmos com Ricardo Costa, chefe de equipa da RAC, que confirmou ter disponibilizado a ‘MotorHome’, remetendo mais explicações para Vítor Ferreira. “Sim, é verdade. Mas se estão por aí, o Dr. Vítor Ferreira, que é o coordenador do Centro de Saúde de Ovar, pode, se quiserem, mostrar-vos o espaço e até falam um pouco”. E assim foi…

Motorhome foi muito importante
para o trabalho de vários profissionais

 

Dr. Vítor Ferreira, médico-cirurgião e coordenador do Centro de Saúde de Ovar

‘A necessidade aguça o engenho’. “Em conversa com o Ricardo Costa, ele perguntou-me se o camião da equipa RAC podia ajudar-nos, por forma a termos mais espaço para trabalharmos. E eu disse logo que sim. Rapidamente cinco pessoas vieram cá num dia e montaram este espaço que acabou por ser mais importante do que julgaríamos”, contou-nos Vítor Ferreira, para depois explicar de que forma a ‘Motorhome’ da RAC se revelou numa preciosa ajuda: “Agora está tudo mais calmo. Mas, como sabe, vivemos aqui algumas semanas complicadas e o espaço que a RAC criou para nós, serviu, numa primeira fase, para as consultas de despiste à Covid-19. Realizávamos cerca de 60 consultas por dia. No fundo, todo este espaço acabou por ser um prolongamento do Centro de Saúde de Ovar. Posso dizer-lhe que a biblioteca onde fazíamos as reuniões passou a ser o nosso vestiário, enquanto que a Motorhome da RAC passou a ser o nosso local de reuniões importantes. Por vezes, realizávamos essas reuniões na sala do camião e, em outras ocasiões, neste espaço com cerca de 70m2 (montado pela RAC), quando era necessário reunir médicos, enfermeiros, assistentes técnicos, enfim, quase 30 pessoas. Por outro lado, tínhamos de gerir o desgaste físico e emocional de todos profissionais – que estiveram muito bem – e a ‘Motorhome’ da RAC era ideal para descontrair, para depois voltarmos logo ao trabalho. Nestes momentos, a solidariedade das pessoas é fundamental e a RAC, com a intervenção do Ricardo Costa, foi, sem dúvida, uma ajuda muito importante para nós”, revelou-nos Vítor Ferreira.

Da esq. para a direita: Ricardo Costa, chefe de equipa da RAC, com Carlos Vieira, Joaquim Oliveira, Filipe Pereira e Joaquim Sousa.

 

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook