Pedro Cachada vence primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting Juvenil

- Races
Pedro Cachada venceu a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020 da categoria Juvenil, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Noah Monteiro e Santiago Alves completaram o pódio, enquanto Tiago Lima e Rodrigo Vilaça fecharam o top-5.

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto

Santiago Alves (Birel ART) foi ontem o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria Juvenil na jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, completando a sua melhor volta em 49,617s aos 1006 metros do traçado leiriense.
Na primeira manga de qualificação, o piloto da Escola de Karting do Oeste liderou de princípio a fim e na segunda volta a vencer.
Assim, hoje, Santiago Alves largou da pole-position na Pré-Final, tendo a seu lado Pedro Cachada (Birel ART) na grelha de partida, enquanto da segunda linha partir Diogo Caetano (Birel ART) e Rodrigo Vilaça (Birel ART).
Na Pré-Final, disputada em 12 volta, Santiago Alves voltou a liderar de princípio a fim, tendo como principal opositor Pedro Cachada, que cruzou a meta na segunda posição. Contudo, o piloto da Escola de Karting do Oeste viria a ser penalizado em cinco segundos por saída parcial dos corredores no momento da partida e caiu para o quarto lugar, tendo Noah Monteiro (FA) – autor da volta mais rápida em 49,439s – e Rodrigo Vilaça (Tonykart) sido os segundo e terceiro classificados, respetivamente, enquanto Tiago Lima (EKR) fechou o top-5.
A luta pela sexta posição envolveu vários pilotos e foi Rodrigo Ferreira (Charles Leclerc) a ver a bandeira xadrez nessa posição. Contudo, Ferreira viria a ser penalizado em 10 segundos por saída integral dos corredores no momento da partida e com mais cinco segundos por danos na carenagem frontal, pelo que caiu para o 15.º lugar. 
Manuel dos Santos (Parolin) foi assim o sexto classificado, seguido de Diogo Caetano (Birel ART), enquanto Martim Marques (Charles Leclerc), que tinha terminado no oitavo lugar, também sofreu uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para a 11.ª posição. Gustavo da Silva (Birel ART), Tomás Gomes (Parolin) e a espanhola Yllenia Sendon (CRG) encerraram, respetivamente, o top-10, numa corrida com 17 pilotos.

Final emocionante
Na corrida decisiva, 16 voltas, Santiago Alves partiu novamente da pole-position e liderou até à quinta volta, altura em que Noah Monteiro passou para o comando, sendo perseguido por Santiago Alves, Pedro Cachada, Rodrigo Vilaça e Tiago Lima.
Mas logo na volta seguinte foi a vez de Pedro Cachada assumir a primeira posição e não mais a largar até final, numa corrida bem emotiva, com Noah Monteiro – que rubricou a volta mais rápida em 49,336s – a terminar imediatamente a seguir, enquanto Santiago Alves e Tiago Lima cruzaram a meta muito próximos, nas terceira e quarta posições, respetivamente.

Pedro Cachada

Rodrigo Vilaça fechou o top-5 de forma tranquila, assim como Manuel dos Santos e Martim Marques que asseguraram desde o início as sexta e sétima posições, respetivamente. Tomás Gomes garantiu um positivo oitavo lugar, na frente da espanhola Yllenia Sendon e de Gustavo Silva, que encerrou o top-10, numa corrida disputada por 17 pilotos.

Noah Monteiro, Pedro Cachada e Santiago Alves 
 
A segunda prova está agendada para 4 e 5 de abril e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, com a organização a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM).

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook