Luís Alves e Miguel Silva dividem triunfos nas mangas do CPK da categoria X30 Sénior

- Races
Os treinos cronometrados e as mangas de qualificação da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020 da categoria X30 Sénior, disputaram-se hoje no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML).

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto


Luís Alves (Kart Republic)) foi o mais rápido na sessão de treinos cronometrados da categoria X30 Sénior na jornada inaugural do Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020, completando a sua melhor volta em 45,372s aos 1006 metros do traçado leiriense.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 16 voltas, o piloto de Guimarães impôs um andamento muito forte e liderou de princípio a fim, nunca vendo ameaçada a vitória.
Luís Caetano (Charles Leclerc) arrancou bem e à passagem da segunda volta era segundo classificado, mas um problema no travão obrigou a abandonar.
A luta pela segunda posição foi sobretudo discutida por Miguel Silva (Parolin) e Santiago Ribeiro (Birel ART), com o primeiro a levar a melhor na penúltima volta. Contudo, Santiago Ribeiro viria a ser penalizado com cinco segundo por danos na carenagem frontal e caiu para o sexto posto.
Tomás Caixeirinho (Kart Republic) garantiu assim o terceiro lugar, enquanto Frederico Perters (Tonykart) e Manuel Silva (Kart Republic) fecharam o top-5.
Luís Leão (Kart Republic)), que rubricou a volta mais rápida em 45,551s, foi o sétimo a ver a bandeira xadrez, viria a ser penalizado com cinco segundo por danos na carenagem frontal e caiu para o nono posto.
Henrique Cruz (Kart Republic) garantiu um positivo sétimo lugar, Jesse Doorgeest (Tonykart) assegurou a nona posição e o espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) encerrou o top-10, numa corrida disputada por 22 pilotos.
Pedro Perino (Kart Republic) que largou da quarta posição e Mariana Machado (Charles Leclerc) que arrancou do sexto lugar, foram forçados a abandonar, tal como David Sobreiro (Kart Republic) que arrancou do 12.º posto.

Pedro Perino recupera da 21.ª à 9.ª posição     
Na segunda manga de qualificação, também disputada em 16 voltas, Miguel Silva arrancou bem e segurou a liderança até à bandeira xadrez, resistindo às investidas de Luís Alves que garantiu a segunda posição.
Frederico Peters cruzou a meta no terceiro lugar, seguido de Tomás Caixeirinho e Luís Leão, que rubricou a volta mais rápida em 45,463s. Contudo, Leão viria a ser penalizado com cinco segundos por danos na carenagem frontal e caiu para o 10.º lugar. Assim, foi Manuel Silva a fechar o top-5, na frente de Henrique Cruz e Santiago Ribeiro (que travaram um interessante duelo), enquanto o espanhol Alvaro Garcia cruzou a meta no oitavo lugar e Pedro Perino foi nono classificado depois de largar da 21.ª posição!
Com estes resultados, Luís Alves terminou as mangas em igualdade pontual com Miguel Silva, mas o facto do piloto de Guimarães ter sido o mais rápido nos ‘cronos’, foi primeiro classificado e vai amanhã largar da pole-position na Pré-Final, tendo a seu Miguel Silva, enquanto da segunda linha vão partir Tomás Caixeirinho e Frederico Peters.

Todas as classificações em: http://cpkarting.pt/resultados/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook