Campeonato de Portugal de Karting KIA arranca este fim de semana em Leiria

- News & Previews
A corrida aos tão ambicionados títulos de campeões nacionais de Karting 2020, arranca já no próximo fim de semana, com a realização da primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Distribuídos por seis categorias, serão 65 os pilotos que vão correr no traçado leiriense, com destaque para a X30 Sénior que conta com 22 inscritos e para a Juvenil que conta com 17.

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araújo/HelloFoto (arquivo)


À semelhança das épocas anteriores, o Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020 contempla as categorias Iniciação, Juvenil, Júnior, X30 Sénior e X30 Super Shifter (que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman) e a nova Cadete 4T, pelo que também esta época serão atribuídos nove títulos de campeões nacionais de Karting.
Como principal novidade face a 2019 – que já pôde ser vista no Open de Portugal – é a nova categoria Cadete 4T, com motores Tillotson, sendo o chassis de escolha livre, enquanto nas restantes categorias os Karts estarão equipados com os propulsores Iame, à exceção da categoria Iniciação que, como habitualmente, recorre aos motores Honda.
Como já mencionamos, outra novidade instituída pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) é a atribuição do Prémio ‘Cartão Branco’. Ou seja, o Diretor de Prova, poderá ou não, no final de cada evento, decidir atribuir o ‘Cartão Branco’ (prémio em acrílico) a um piloto que se tenha destacado pelas suas atitudes de respeito e camaradagem para com os adversários, organizações, público, entre outros. “O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a FPAK”, pode ler-se no regulamento desportivo.
Quanto ao programa desportivo para o próximo fim de semana em Leiria, todas as categorias irão realizar uma sessão de treinos livres e outra de treinos cronometrados no sábado de manhã, enquanto à tarde, entre as 14h00 e as 16h45, todos os pilotos vão disputar duas mangas de qualificação. Para domingo, entre as 10h30 e as 11h45, estão agendadas as Pré-Finais, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h40 e as 14h55, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 15h30.

Campeonato de Portugal de Karting KIA 2020
1.ª prova – 07 e 08 de março, em Leiria
2.ª prova – 04 e 05 de abril, em Viana do Castelo
3.ª prova – 02 e 03 de maio, em Portimão
4.ª prova – 13 e 14 de junho, em Braga
5.ª prova – 05 e 06 de setembro, em Baltar

Download: 

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook