João Maria Pereira surpreende no Troféu Rotax da Academy em Viana do Castelo

- Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Miguel Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A segunda jornada dupla do Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Depois da ronda inaugural, em Palmela, Tomás Gomes (217 pontos) era o líder da categoria Micro Academy à chegada a Viana do Castelo, seguido por Afonso Ferreira (209 pontos), Tomás Lobo (198) e o espanhol Gonzalo Pernía (194).
Nos treinos cronometrados, Afonso Ferreira (Praga) começou por obter a pole position para a Final 1 (50,787s), tendo Tomás Gomes a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto João Maria Pereira (Birel ART) e Tomás Lobo (DR) partiam logo atrás.
Na Final 1, reeditou-se o duelo da ronda de Palmela entre Afonso Ferreira e Tomás Gomes, com os dois jovens pilotos a discutirem a vitória de forma empenhada mas leal. Afonso Ferreira conseguiu cortar a meta na frente de Tomás Gomes, separados por 0,711s, enquanto mais trás João Maria Pereira (3.º) e David Luís (FA, 4.º) também protagonizarem uma intensa discussão pelo derradeiro lugar do pódio, terminando separados por escassos 0,045s.
O jovem algarvio Tomás Lobo completou o top 5 na corrida inaugural, o espanhol Oliver Doctor (Energy) foi o 6.º classificado, seguido pelo compatriota Gonzalo Pernía (Tonykart), que desceu ao 7.º lugar devido a um pião. Mais azarado, António Teixeira (Kosmic) atrasou-se na volta de lançamento e terminou a Final 1 no 8.º lugar
A Final 2 ficou marcada pela desclassificação de Afonso Ferreira, que tinha sido o primeiro a cortar a linha de meta, mas que foi desclassificado pelo Colégio de Comissários pelo facto de não ter respeitado a bandeira preta. Tomás Gomes, piloto que tinha terminado logo atrás de Afonso Ferreira, desceu ao 3.º lugar na Final 2 devido a uma penalização de 10 segundos por falsa partida, algo que promoveu João Maria Pereira a vencedor da corrida, logo seguido por David Dias.
No somatório do resultado das duas mangas, João Maria Pereira foi o vencedor deste primeiro dia em Viana do Castelo, com um total de 105 pontos, seguido por Tomás Gomes (102), que assim reforça o comando do Troféu Rotax na categoria Micro Academy. David Luís também subiu ao pódio em Viana do Castelo, com 101 pontos, seguindo-se Tomás Lobo (96 pontos), Gonzalo Pernía (95), Oliver Doctor (94), António Teixeira (91) e Afonso Ferreira (55).
Amanhã, entre as 08h20 e as 16h25 cumpre-se o segundo dia desta segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2019.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/viana/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook