KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

João Maria Pereira surpreende no Troféu Rotax da Academy em Viana do Castelo

João Maria Pereira surpreende no Troféu Rotax da Academy em Viana do Castelo
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Miguel Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A segunda jornada dupla do Troféu Rotax 2019 arrancou este sábado no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Depois da ronda inaugural, em Palmela, Tomás Gomes (217 pontos) era o líder da categoria Micro Academy à chegada a Viana do Castelo, seguido por Afonso Ferreira (209 pontos), Tomás Lobo (198) e o espanhol Gonzalo Pernía (194).
Nos treinos cronometrados, Afonso Ferreira (Praga) começou por obter a pole position para a Final 1 (50,787s), tendo Tomás Gomes a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto João Maria Pereira (Birel ART) e Tomás Lobo (DR) partiam logo atrás.
Na Final 1, reeditou-se o duelo da ronda de Palmela entre Afonso Ferreira e Tomás Gomes, com os dois jovens pilotos a discutirem a vitória de forma empenhada mas leal. Afonso Ferreira conseguiu cortar a meta na frente de Tomás Gomes, separados por 0,711s, enquanto mais trás João Maria Pereira (3.º) e David Luís (FA, 4.º) também protagonizarem uma intensa discussão pelo derradeiro lugar do pódio, terminando separados por escassos 0,045s.
O jovem algarvio Tomás Lobo completou o top 5 na corrida inaugural, o espanhol Oliver Doctor (Energy) foi o 6.º classificado, seguido pelo compatriota Gonzalo Pernía (Tonykart), que desceu ao 7.º lugar devido a um pião. Mais azarado, António Teixeira (Kosmic) atrasou-se na volta de lançamento e terminou a Final 1 no 8.º lugar
A Final 2 ficou marcada pela desclassificação de Afonso Ferreira, que tinha sido o primeiro a cortar a linha de meta, mas que foi desclassificado pelo Colégio de Comissários pelo facto de não ter respeitado a bandeira preta. Tomás Gomes, piloto que tinha terminado logo atrás de Afonso Ferreira, desceu ao 3.º lugar na Final 2 devido a uma penalização de 10 segundos por falsa partida, algo que promoveu João Maria Pereira a vencedor da corrida, logo seguido por David Dias.
No somatório do resultado das duas mangas, João Maria Pereira foi o vencedor deste primeiro dia em Viana do Castelo, com um total de 105 pontos, seguido por Tomás Gomes (102), que assim reforça o comando do Troféu Rotax na categoria Micro Academy. David Luís também subiu ao pódio em Viana do Castelo, com 101 pontos, seguindo-se Tomás Lobo (96 pontos), Gonzalo Pernía (95), Oliver Doctor (94), António Teixeira (91) e Afonso Ferreira (55).
Amanhã, entre as 08h20 e as 16h25 cumpre-se o segundo dia desta segunda jornada dupla do Rotax Max Challenge Portugal 2019.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/viana/

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy