KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Lourenço Monteiro estreia-se a ganhar e Guilherme de Oliveira é mais líder na X30

Lourenço Monteiro estreia-se a ganhar e Guilherme de Oliveira é mais líder na X30
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior prosseguiu hoje no Kartódromo Internacional de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Ontem, Lourenço Monteiro (Tonykart) assegurou a pole position na sessão de treinos cronometrados e Mariana Machado (Praga) venceu depois a primeira manga de qualificação.
Hoje, na segunda manga de qualificação, Mariana Machado assumiu o comando após a largada mas viria a descer ao terceiro lugar quando Lourenço Monteiro tentou passar para a frente. Nesta altura, Guilherme de Oliveira (Tonykart) conseguiu passar de terceiro para primeiro e nunca mais perdeu a liderança, triunfando nesta segunda manga de qualificação. Lourenço Monteiro ainda tentou perseguir o piloto de Vila Nova de Gaia mas cortou a linha de meta no segundo lugar, na frente do venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec, que foi o autor da volta mais rápida da corrida (45,840s). Gabriel Caçoilo (Tonykart) e o espanhol David Represas (CRG) também terminaram no top 5, enquanto João Vairinhos (Praga) foi o sexto classificado, na frente de Mariana Machado, que se atrasou após um incidente com Manuel Leão (Exprit).
No somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Guilherme de Oliveira garantiu a pole position para a corrida decisiva, tendo Lourenço Monteiro a seu lado na primeira linha da grelha, com Mariana Machado e Zdenek Chovanec a partirem logo atrás, na segunda linha.
A Final, disputada em 18 voltas ao traçado de 1.006 metros, foi a corrida mais atribulada do fim de semana em Leiria. Mariana Machado, uma das candidatas à vitória, ficou de fora logo na primeira volta após sofrer um toque que a obrigou a receber assistência médica. O espanhol Alvaro Garcia sofreu um despiste que o levou a embater nos pneus de proteção, exatamente no mesmo local onde, poucas voltas depois, João Vairinhos também viria a sofrer um forte embate, num incidente que levou vários espectadores a insurgirem-se contra as condições de segurança da pista.
Com tudo isto, Guilherme de Oliveira e Gabriel Caçoilo passaram pelo comando da corrida, mas seria Lourenço Monteiro a assumir em definitivo o primeiro lugar à passagem da 14.ª volta. Foi a primeira vitória da carreira do jovem portuense, que já tinha garantido a pole position na sessão de treinos cronometrados, no sábado.
Mais atrás, Gabriel Caçoilo cortou a linha de meta no segundo lugar mas viria a ser penalizado pelo Colégio de Comissários em três segundos, por ultrapassagem sob bandeiras amarelas, descendo ao quarto posto final. O líder do campeonato, Guilherme de Oliveira, reforçou o seu avanço pontual ao terminar em segundo, numa corrida onde também mostrou andamento para chegar à vitória. Tomás Caixeirinho (3.º) subiu pódio pela primeira vez em 2019 e registou a volta mais rápida da Final, com uma volta em 47,266s, seguido por Gabriel Caçoilo e João Galveias (DR), que terminou no top 5 depois de ter recuperado nada menos de 11 posições. Manuel Leão foi o sexto classificado, na frente do seu companheiro de equipa Zdenek Chovanec, que com este resultado subiu ao segundo lugar do campeonato, por troca com a azarada Mariana Machado.
Rodrigo Lessa (Tonykart), que teve alguns indícios promissores durante o fim de semana, terminou a Final leiriense no oitavo lugar e Tomás Guedes foi o nono classificado, na frente dos gémeos Matilde Fidalgo (Sodikart) e Martim Fidalgo (Sodikart), que foram ambos penalizados em cinco segundos devido a danos na carenagem frontal dos seus karts. A jovem Inês Moreira (Sodikart) regressou ao campeonato com um 12.º lugar, enquanto João Vairinhos, Alvaro Garcia, Luís Caetano (Mad Croc), Mariana Machado e David Represas não conseguiram terminar devido aos diversos incidentes que marcaram a Final leiriense.
A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 13 e 14 de julho e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy