KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ivan Domingues triunfa em ‘casa’ e Luís Alves conserva comando no CPK Júnior

Ivan Domingues triunfa em ‘casa’ e Luís Alves conserva comando no CPK Júnior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Júnior prosseguiu hoje no Kartódromo Internacional de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Ontem, Henrique Cruz (Kart Republic) assegurou a pole position na sessão de treinos cronometrados e depois Ivan Domingues (Mad Croc) venceu a primeira manga de qualificação.
Hoje, Ivan Domingues mostrou-se ainda mais rápido durante a segunda manga de qualificação, repetindo o triunfo do dia anterior e registando a volta mais rápida (46,605s) na derradeira passagem pela linha de meta. Também muito competitivo, Santiago Ribeiro (Birel ART) conseguiu ultrapassar Luís Alves (Kart Republic) para terminar no segundo lugar, enquanto Miguel Silva (Praga) garantiu o quarto posto, na frente de Pedro Perino (Tonykart), Henrique Cruz (Kart Republic) e Luís Leão (Exprit), que foi penalizado em três segundos por saída parcial dos corredores de partida.
Com o somatório dos resultados nas mangas, Ivan Domingues garantiu a pole position para a corrida decisiva, partilhando a primeira linha da grelha com Santiago Ribeiro, enquanto Luís Alves e Henrique Cruz partiam logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas ao traçado de 1.006 metros, dois dos principais candidatos ao pódio ficaram de fora logo na segunda volta: Santiago Ribeiro foi obrigado a abandonar devido a problemas mecânicos no seu kart, e Henrique Cruz teve de desistir após um infeliz incidente com Diogo Marujo.
Largando da pole, Ivan Domingues assumiu o comando da corrida com Luís Alves e Miguel Silva por perto. Estes três pilotos rodaram juntos durante quase toda a Final, mas Luís Alves viria a passar pelo comando após uma ligeira saída de pista de Ivan Domingues, à passagem da 12.ª volta. Contudo, o jovem piloto de Leiria estava muito rápido e conseguiu recuperar a liderança quatro voltas depois, ganhando uma curta mas importante vantagem que lhe deu a primeira vitória do ano na competitiva categoria Júnior, registando também a melhor volta da corrida (48,343s). Luís Alves e Miguel Silva discutiram o segundo lugar mesmo até à última volta, altura em que Miguel Silva conseguiu ultrapassar o piloto de Guimarães para garantir o primeiro pódio da época. Luís Alves, por outro lado, regressou aos lugares do pódio e mantém o comando do campeonato, tendo terminado na frente de Tomás Ribeiro (Tonykart), que recuperou até ao quarto lugar final, num fim de semana onde foi condicionado por um problema logo nos treinos cronometrados. José Barros (Kosmic) completou o top 5 depois de ter sido penalizado em três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, enquanto Pedro Perino foi o sexto classificado na Final leiriense, uma semana depois da sua estreia no FIA Academy Karting Trophy. Luís Leão terminou a corrida decisiva no sétimo lugar, seguindo-se Duarte Pinto Coelho (Tonykart), David Sobreiro (Kart Republic) e Manuel Soares (Kart Republic), que completaram o top 10, na frente de António Madeira (Kart Republic).
A quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 13 e 14 de julho e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy