KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

CPK Leiria: Lourenço Monteiro faz pole e Mariana Machado vence 1.ª manga na Sénior

CPK Leiria: Lourenço Monteiro faz pole e Mariana Machado vence 1.ª manga na Sénior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA começou este sábado, no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
A categoria X30 Sénior chegava a esta prova com Guilherme de Oliveira (Tonykart) na frente do campeonato, com 59,5 pontos, na frente de Mariana Machado (52,5), Zdenek Chovanec (48,5) e do espanhol Alvaro Montenegro (45). Nos treinos cronometrados, Lourenço Monteiro (Tonykart) começou por assegurar a pole position para a primeira manga de qualificação, ao rodar em 46,036s, tendo Guilherme de Oliveira a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto mais atrás Manuel Leão (Exprit) e Tomás Caixeirinho (Kart Republic) partiam da segunda linha.
Na primeira manga de qualificação, disputada em 16 voltas ao traçado de 1.006 metros, Lourenço Monteiro arrancou na frente e conseguiu manter-se no comando da corrida até à passagem da nona volta, quando foi ultrapassado por Guilherme de Oliveira. O piloto de Vila Nova de Gaia tentou depois isolar-se do restante pelotão, mas Mariana Machado mostrou-se muito rápida após ter caído para o oitavo lugar no arranque. A piloto de Vila Verde aproximou-se de Guilherme de Oliveira e conseguiu mesmo a ultrapassagem já na última volta, vencendo a manga de hoje e registando ainda a volta mais rápida da corrida (45,630s).
Guilherme de Oliveira cortou a linha de meta a escassos 0,421s de Mariana Machado, enquanto Lourenço Monteiro concluiu a manga num positivo terceiro lugar. Seguiram-se mais dois pilotos do Cabo do Mundo Kart Team, Manuel Leão e Zdenek Chovanec, que completaram o top 5 na frente de João Varinhos (Praga), Gabriel Caçoilo (Tonykart), e Rodrigo Lessa (Tonykart). Luís Caetano (Mad Croc) tinha cortado a linha de meta no quarto lugar mas foi penalizado num total de oito segundos (saída parcial dos corredores de partida e danos na carenagem frontal do seu kart), descendo ao nono lugar final. O espanhol David Represas (CRG) foi o décimo classificado, Alvaro Garcia (Tonykart) foi o 11.º (também penalizado por danos na carenagem frontal), Matilde Fidalgo (Sodikart) foi 12.ª, Tomás Guedes (DR) foi o 13.º classificado, Inês Moreira (Sodikart) concluiu a corrida no 14.º posto, enquanto Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e Martim Fidalgo (Sodikart) envolveram-se num toque e completaram a classificação desta primeira manga em Leiria.
Amanhã, a partir das 11h50 disputa-se a segunda manga de qualificação da X30 Sénior, enquanto a Final está agendada para as 15h00 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy