KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Guilherme de Oliveira domina em Fátima e assume liderança do CPK KIA X30 Sénior

Guilherme de Oliveira domina em Fátima e assume liderança do CPK KIA X30 Sénior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior prosseguiu este domingo no Funpark – Kartódromo de Fátima, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Ontem, num dia que teve períodos de pista molhada, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados e depois, durante a primeira manga de qualificação, Tomás Guedes (DR) surpreendeu toda a concorrência e obteve a primeira vitória da sua carreira.
Hoje, Guilherme de Oliveira dominou por completo a segunda manga de qualificação, liderando da primeira à última volta e terminando com 4,4s de vantagem sobre Manuel Leão (Exprit), autor da volta mais rápida da corrida (46.330s). O espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) repetiu o terceiro lugar da manga anterior, Mariana Machado (Praga) também voltou a ser quarta classificada, na frente de Tomás Caixeirinho (Kart Republic), Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Lourenço Monteiro (Tonykart), que tinha sido o terceiro a ver a bandeira de xadrez, mas caiu para o sétimo posto devido a uma penalização por danos na carenagem frontal. Zdenek Chovanec (Exprit) foi oitavo nesta segunda manga, enquanto Manuel Silva (Kart Republic) e o espanhol David Represas (CRG) fecharam o top 10.
Com o somatório dos resultados das duas mangas de qualificação, Guilherme de Oliveira largou da pole position para a corrida decisiva, disputada em 16 voltas ao traçado de 1.180 metros, tendo Alvaro Garcia a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto Manuel Leão e Mariana Machado partiam logo atrás, na segunda linha. Com um arranque irrepreensível, Guilherme de Oliveira colocou-se no comando da Final logo após a largada e depois abriu uma vantagem na primeira metade da corrida, que viria a controlar na fase final. O piloto de Vila Nova de Gaia, vencedor do Open de Portugal no início da época, chegou à sua primeira vitória no CPK este ano e obteve ainda a volta mais rápida da corrida (46,321s), confirmando que é um dos mais sérios candidatos ao título. Manuel Leão foi sempre o piloto mais próximo de Guilherme de Oliveira na Final, garantindo um meritório segundo lugar, na frente de Zdenek Chovanec, que fez uma corrida de recuperação vindo do oitavo lugar da grelha. Atrás do jovem venezuelano de origem checa terminou Alvaro Garcia, com Tomás Caixeirinho a completar o top 5 em Fátima. Lourenço Monteiro foi o sexto classificado, Mariana Machado, que venceu a prova inaugural, no Bombarral, terminou desta vez no sétimo lugar, na frente de Luís Caetano (Mad Croc), Gabriel Caçoilo (Tonykart) e Manuel Silva (Kart Republic), que fecharam o top 10 por esta ordem. O espanhol David Represas foi o 11.º classificado, enquanto a estreante absoluta Matilde Fidalgo (Sodikart) terminou a sua primeira Final no 12.º lugar. O vencedor-surpresa da primeira manga, Tomás Guedes, foi o 13.º e Martim Fidalgo (Sodikart), irmão gémeo de Matilde Fidalgo, foi o 14.º classificado na sua estreia no Karting de competição.
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 11 e 12 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, novamente com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy