KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Vitória de Tomás Ribeiro em Fátima e Luís Alves mantém comando no CPK KIA Júnior

Vitória de Tomás Ribeiro em Fátima e Luís Alves mantém comando no CPK KIA Júnior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Júnior prosseguiu hoje no Funpark – Kartódromo de Fátima, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria. Ontem, Ivan Domingues (Mad Croc) começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados mas depois Henrique Cruz (Kart Republic) bateu toda a concorrência na primeira manga de qualificação.
Hoje, na segunda manga, Ivan Domingues passou para a frente logo após o arranque e depois susteve a pressão de Henrique Cruz e Luís Alves (Kart Republic) até ao final. Mais atrás, Tomás Ribeiro (Tonykart) e Miguel Silva (Praga) discutiram entre si o quarto lugar, com vantagem para o piloto de Fafe, embora Miguel Silva tenha registado a volta mais rápida da corrida (47,509s), tal como tinha acontecido na primeira manga. Santiago Ribeiro subiu até ao sexto posto, na frente de um grupo de pilotos que foram penalizados em três segundos por saída parcial dos corredores de partida: Duarte Pinto Coelho (7.º), Pedro Perino (8.º), Luís Leão (9.º) e Diogo Martins (10.º).
Com o somatório dos resultados das duas mangas, Henrique Cruz assegurou a pole position para a Final, sendo acompanhado por Ivan Domingues na primeira linha da grelha, com Luís Alves e Miguel Silva logo atrás. A poucos minutos do início da Final, a chuva fez a sua aparição e, com isto, Tomás Ribeiro assumiu o comando durante a primeira volta, numa altura em que todos os pilotos ainda descobriam os limites de aderência. Duarte Pinto Coelho, vindo do oitavo lugar da grelha, acabou por ascender ao comando da corrida mas Tomás Ribeiro manteve-se por perto do jovem piloto de Lisboa, enquanto Henrique Cruz e Luís Alves discutiam, mais atrás, o derradeiro lugar do pódio. Com a pista a secar progressivamente, Tomás Ribeiro esperou pela antepenúltima volta para desferir o ataque final, passando para a frente de Duarte Pinto Coelho e garantindo a sua primeira vitória do ano, além da volta mais rápida da corrida (47,813s). O segundo lugar também acaba por ser um resultado positivo para Duarte Pinto Coelho, que se mostrou muito rápido durante a corrida decisiva. Os últimos metros da Final assistiram a um duelo entre Luís Alves e Henrique Cruz, que levou o piloto de Leiria a terminar no sexto posto quando parecia a caminho de um lugar no pódio. Por outro lado, Luís Alves, que ganhou a jornada inaugural, no Bombarral, desceu ao quarto lugar devido a uma penalização de três segundos, por saída parcial dos corredores de partida, resultado que, no entanto, lhe permite manter o comando do campeonato.
Com o terceiro lugar em Fátima, Luís Leão (Exprit) garantiu o primeiro pódio da época – recuperou nove posições –, confirmando as boas indicações que já tinha dado na época passada, enquanto José Barros recuperou cinco posições para completar o top 5, atrás de Luís Alves. Ivan Domingues não foi muito feliz na corrida decisiva, vindo a terminar no sexto lugar, Henrique Cruz foi sétimo num fim de semana onde lutou pela vitória, Miguel Silva foi oitavo, depois de ter sido um dos mais rápidos em pista nas mangas, enquanto Diogo Martins (Tonykart), que voltou a demonstrar a sua evolução, e David Sobreiro (Kart Republic) completaram o top 10. Manuel Soares (Kart Republic) e António Madeira (Kart Republic) fecharam a classificação de uma Final onde Santiago Ribeiro e Pedro Perino ficaram de fora logo na primeira volta, devido a problemas mecânicos.
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 11 e 12 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, novamente com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy