KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

CPK Fátima: ‘Pole’ de Guilherme de Oliveira e vitória de Tomás Guedes na X30 Sénior

CPK Fátima: ‘Pole’ de Guilherme de Oliveira e vitória de Tomás Guedes na X30 Sénior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
Depois do arranque no Bombarral, a segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA começou este sábado, no Funpark - Kartódromo de Fátima, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
Na categoria X30 Sénior, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou por estabelecer o melhor tempo na sessão de treinos cronometrados, com uma volta em 46,620s ao traçado de 1.180 metros. O piloto de Vila Nova de Gaia obteve a pole position para a primeira manga de qualificação e teve o espanhol Alvaro Garcia (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha, enquanto Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e o estreante Martim Fidalgo (Sodikart) largaram logo atrás, na segunda linha da grelha.
O súbito aparecimento da chuva originou diferentes escolhas de pneus para a primeira manga de qualificação, com Gabriel Caçoilo a aproveitar para ganhar logo uma vantagem considerável na primeira volta. O piloto de Aveiro seria o primeiro a ver a bandeira de xadrez mas foi desclassificado pelo Colégio de Comissários devido a uma infração técnica no seu kart. Com isto, Tomás Guedes (DR) surpreendeu toda a gente e venceu a primeira manga de qualificação da sua carreira, terminando com uma vantagem superior a 17s para Guilherme de Oliveira e para o espanhol Alvaro Gracia. Logo atrás, Mariana Machado recuperou até ao quarto posto final, depois de largar do 11.º lugar da grelha, obtendo ainda a volta mas rápida da corrida (46,804s). Manuel Leão (Exprit) também integrou o top 5, na frente de Luís Caetano (Madcroc), Lourenço Monteiro (Tonykart) e Tomás Caixeirinho (Kart Republic). Uma das grandes surpresas da corrida foi a estreante Matilde Fidalgo (Sodikart), uma das vencedores do programa internacional Girls on Track, da FIA, que chegou a rodar no terceiro lugar da geral, vindo a terminar no nono posto, na frente do irmão Martim Fidalgo (Sodikart), que também faz a sua estreia no Karting de competição. O venezuelano de origem checa Zdenek Chovanec (Exprit) teve de abandonar devido a um incidente que deixou o seu kart preso na gravilha, enquanto o espanhol David Represas (CRG) e Manuel Silva (Kart Republic) completaram a classificação da primeira manga.   
Amanhã, a partir das 11h50 disputa-se a segunda manga de qualificação da X30 Sénior no Bombarral, enquanto a Final (16 voltas) está agendada para as 15h00 e a cerimónia de entrega de prémios para as 16h00.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy