Guilherme de Oliveira faz o pleno na abertura Troféu Rotax Sénior Max em Palmela

- Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A primeira jornada dupla do Troféu Rotax 2019 prosseguiu este domingo no Kartódromo Internacional de Palmela, sob a organização do Motorsport Viana Clube. A competição, como habitualmente, apurará o representante nacional de cada categoria nas Finais Mundiais Rotax, que este ano serão disputadas no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália, entre 19 e 26 de outubro.
Face ao ano anterior, existiram mudanças quanto à fórmula de competição, passando agora disputar-se uma prova (duas finais) no sábado e outra prova no domingo, com os respetivos pódios a realizarem-se no final de cada dia.
Na categoria Sénior Max, Guilherme de Oliveira (Tonykart) começou este segundo dia de competição com o melhor tempo nos treinos cronometrados, ao rodar em 49,788s, largando da pole position para a Final 1 e tendo o holandês Jesse Doorgest (Tonykart) a seu lado na primeira linha da grelha. Mais atrás, Diogo Marques (Tonykart) e Manuel Alves (Tonykart) partilharam a segunda linha da grelha de partida.
Na Final 1, Guilherme de Oliveira repetiu a estratégia que já tinha dado frutos no dia anterior. O piloto de Vila Nova de Gaia impôs um ritmo forte logo após a largada, construiu uma vantagem sobre o restante pelotão e depois geriu o avanço na fase final, registando ainda a volta mais rápida da corrida (50,107s). Diogo Marques subiu ao segundo posto logo após o arranque e depois controlou essa posição durante toda a corrida, o mesmo acontecendo com Jesse Doorgest, que fechou os lugares do pódio. Manuel Alves fez uma recuperação notável pois desceu a oitavo após a largada mas depois subiu quatro posições até ao final, terminando na frente de Gabriel Caçoilo, que completou o top 5. Miguel Corsino (Exprit), que largou do nono posto, terminou no sexto lugar, logo seguido por Rodrigo Lessa (Tonykart) e João Bazenga (TopKart), embora desclassificado no final devido a irregularidade técnica.
Na Final 2, Guilherme Oliveira voltou a dominar as operações pois isolou-se logo na fase inicial e venceu com 6,771s de vantagem sobre Jesse Doorgest, averbando ainda a volta mais rápida da corrida (50,408s). O jovem holandês também controlou o seu segundo lugar, depois de uma primeira fase em que essa posição foi ocupada por Diogo Marques, que caiu para o sexto lugar final. João Bazenga e Manuel Alves discutiram o terceiro lugar mesmo até aos últimos metros da corrida, com ligeira vantagem (0,008s) para o jovem madeirense, enquanto Gabriel Caçoilo repetiu o quinto posto da corrida anterior. Afonso Trindade (Tonykart), Miguel Corsino, Rodrigo Lessa e Alexandre Almeida também terminaram entre os 10 primeiros, por esta ordem.
No somatório dos resultados das duas Finais, Guilherme de Oliveira fez o pleno de vitórias no fim de semana de Palmela, sendo hoje acompanhado no pódio final por Jesse Doorgest e Diogo Marques. Manuel Alves ficou muito perto de subir ao pódio, no quarto lugar, Gabriel Caçoilo garantiu o quinto posto, na frente de Miguel Corsino, Afonso Trindade, Rodrigo Lessa, Alexandre Almeida e Leonardo Guimarães, que completaram o top 10 por esta ordem, seguidos por Dennis Oliveira e Diego Sirgado.
A segunda jornada dupla está agendada para 25 e 26 de maio e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.
 
Todas as classificações em:
http://www.apex-timing.com/goracing/results.php?path=/korridas/2019/palmela/

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook