KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Luís Alves domina abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA Júnior

Luís Alves domina abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA Júnior
Races

Por Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
 O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Júnior prosseguiu hoje no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME. Ontem, Luís Alves (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois venceu a primeira manga de qualificação.
Hoje, o piloto de Guimarães começou por dominar a segunda manga de qualificação, alheio à interessante discussão pelo segundo lugar. Henrique Cruz (Kart Republic) foi o mais forte deste extenso grupo, seguido de Lourenço Marques (Kart Republic), Miguel Silva (Praga) – autor da volta mais rápida (48,388s) -, Luís Leão (Exprit), Diogo Martins (Birel ART), Pedro Perino (Tonykart), Santiago Ribeiro (Tonykart), Duarte Pinto Coelho (Tonykart) e José Barros (Kosmic), que fechou o top 10. Ivan Domingues (Mad Croc), que terminou no 11.º lugar, e Tomás Ribeiro (Tonykart) atrasaram-se logo após o arranque, num incidente que obrigaria o piloto de Fafe a rumar às boxes.
Contudo, o Colégio de Comissários Desportivos viria a atribuir penalizações a Duarte Pinto Coelho (que passou para 5.º), Lourenço Marques (6.º), Luís Leão (7.º), Pedro Perino (8.º), Santiago Ribeiro (9.º), José Barros (10.º) e Ivan Domingues (13.º).
Com o somatório dos resultados nas mangas, Luís Alves e Henrique Cruz partilhavam a primeira linha da grelha e o piloto vimaranense assumiu o comando logo após o arranque. Alves começou imediatamente a construir uma vantagem considerável, que depois geriu na fase final da corrida. Foi um fim de semana perfeito para o campeão nacional da categoria Cadete e bicampeão nacional Juvenil.
Ivan Domingues também fez uma final de grande nível, subindo seis posições ao longo da corrida até terminar a Final no segundo lugar. Henrique Cruz ocupou essa posição durante grande parte da corrida e o jovem leiriense acabaria por assegurar o terceiro lugar do pódio, começando o CPK com um resultado positivo.
Lourenço Marques foi o quarto classificado, na frente de Miguel Silva que chegou a rodar nas posições do pódio mas foi penalizado por saída parcial dos corredores de partida. Tomás Ribeiro, cujo andamento ficou demonstrado com a volta mais rápida da corrida (48,225s), fez uma bela recuperação desde o nono lugar da grelha para terminar no sexto posto, na frente de Pedro Perino, que recuperou cinco posições até ao sétimo lugar final.
Santiago Ribeiro, piloto da Escola de Karting do Oeste, começou o CPK dentro do top 8, terminando na frente de Duarte Pinto Coelho e Luís Leão, outro dos pilotos penalizados com 5 segundos por danos no spoiler dianteiro, tal como José Barros, David Sobreiro e Diogo Martins.
A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para os dias 13 e 14 de abril e será disputada no Kartódromo de Fátima, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy