KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Campeonato de Portugal de Karting KIA arranca já nos dias 9 e 10 no Bombarral

Campeonato de Portugal de Karting KIA arranca já nos dias 9 e 10 no Bombarral
Races

Por Filipe Cairrão
Foto Alexandre Araujo/HelloFoto

 
A caravana do Karting nacional está de regresso ao Bombarral, desta vez para disputar, no próximo fim semana, a primeira prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA. A lista de inscritos ainda não é conhecida, mas são esperados cerca de 100 participantes, distribuídos por nove categorias.
 
Cumprido o Open de Portugal de Karting – primeira competição oficial do calendário desportivo de Karting da FPAK em 2019 –, realizado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, no próximo fim de semana, no mesmo circuito e igualmente com a organização a cargo da ACDME, será a vez de se disputar a jornada de abertura do Campeonato de Portugal de Karting KIA que este ano tem a particularidade de atribuir nove títulos, sem esquecer que, na eventualidade de não se sagrarem campeãs nacionais, também serão premiadas as melhores pilotos em cada categoria.
 
Nove Categorias… nove títulos
Como principal novidade, regista-se a utilização de motores IAME de 175cc em todas as categorias Shifter, onde alinham os karts equipados com caixa de velocidades. Face a 2018, passa a designar-se por X30 Super Shifter, dado que todos os pilotos vão correr com os impressionantes propulsores de 175cc. Por outro lado, em vez de quatro, passam a existir três classes, sendo ‘abolida’ a Júnior, mantendo-se a Sénior (dos 18 aos 32 anos de idade), a Master (dos 32 aos 45 anos de idade) e a Gentleman (para quem tem idade igual ou superior a 45 anos de idade).
Para além de estar em discussão o título de campeão nacional da categoria X30 Super Shifter, estão assim, também, os títulos de campeões nacionais Sénior, Master e Gentleman.
Na categoria X30 Sénior, podem participar pilotos que já tenham completado 14 primaveras e mantêm-se as restantes: a Júnior (dos 12 aos 14 anos de idade), a Juvenil (dos 10 aos 12 anos de idade), a Cadete – Troféu António Dinis (dos 7 aos 10 anos de idade) e a Iniciação – Troféu Tributo a Figueiredo e Silva (para jovens dos 5 aos 7 anos de idade). Sendo esta última categoria muito acarinhada, mais ainda se tivermos em conta que Portugal é o único país que começa a formar pilotos em tão tenra idade.
 
Fórmula de competição e horário da prova
A fórmula de competição mantém-se igual em relação a 2018, mas existem mudanças no horário. No sábado de manhã, dia 9 de março, todas as categorias têm três sessões de treinos livres (10 minutos cada) e à tarde, entre as 14h00 e as 15h15, realiza-se a sessão única de treinos cronometrados de 10 minutos que determinará a grelha de partida para as 1.ªs manga de qualificação que serão disputadas entre as 15h30 e as 16h45. 
Para domingo, dia 10 de março, depois dos treinos de carburação entre as 09h00 e as 10h15, estão agendadas as 2.ªs mangas de qualificação entre as 10h30 e as 12h10, enquanto as Finais serão disputadas entre as 13h40 e as 15h20, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h00.
 
Recordamos os primeiros vencedores de 2019
Recordamos que há cerca de duas semanas, precisamente na pista do Bombarral, foram atribuídos os primeiros títulos de 2019 com a realização do Open de Portugal de Karting, Os vencedores foram os seguintes: Bruno Morgado (Iniciação); Maria Germano Neto (Cadete); José Pinheiro (Juvenil); Tomás Ribeiro (Júnior); Guilherme de Oliveira (X30 Sénior); Ricardo Borges (na X30 Super Shifter à geral e na Sénior) e Joel Magalhães na X30 Super Shifter Master.
 
Horário e Regulamento da prova pode ser consultado em:
http://www.fpak.pt/regulamentacao-das-provas/circuito-bombarral-cpk-09-e-10-marco-2019

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy