Maria Germano Neto domina por completo o Open de Portugal na Cadete

- Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto e Filipe Cairrão Jerónimo
 
O Open de Portugal de Karting da categoria Cadete – competição do calendário desportivo da FPAK que abre a época 2019 –, prosseguiu hoje no KIRO-Kartódromo de Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
Ontem, Maria Germano Neto, com chassis Praga, foi a mais rápida nos treinos cronometrados ao estabelecer a melhor marca em 54,404s aos 1106 metros do traçado da região oeste, tendo também ganho a primeira manga de qualificação.
Hoje, a piloto de Guimarães, largou da pole-position na segunda manga de qualificação e liderou até à 7.ª volta, passando depois João Maria Gouveia (Praga) para o comando, tendo, contudo, Maria Germano Neto regressado logo a seguir à liderança para não mais a largar, tendo o piloto de Lisboa cruzado a meta no segundo lugar. Santiago Alves (Mad Croc) garantiu a terceira posição, na frente de Pedro Cachada (Mad Croc) – autor da volta mais rápida em 54,936s e que largou da 13.ª posição – de Tiago Lima e de Rodrigo Seabra (Kosmic) – que viu a bandeira xadrez no quatro posto, mas sofreu uma penalização de cinco segundos –, pilotos que rodaram muito próximos uns dos outros.
Tomás Gomes (Tonykart) assegurou um positivo sétimo lugar, seguindo-se David Luís (FA), Rodrigo Ferreira (Tonykart). Noah Monteiro (Parolin) fechou o top-10, após penalização de cinco segundos que lhe retirou o sétimo lugar. Por sua vez, José Maria Gouveia (Praga) terminou na 11.ª posição, na frente de Diogo Caetano (Birel ART), Martim Marques (Tonykart), João Barros (Tonykart), Beatriz Costa (Praga) e Gabriela Teixeira (Praga) foi forçada a abandonar na primeira volta.
Na Final, disputada em 11 voltas, Maria Germano Neto, com duas vitórias nas mangas de qualificação, largou naturalmente da pole-position, tendo a seu lado João Maria Gouveia. A piloto de Guimarães arrancou bem e manteve-se toda a corrida na liderança, rubricando também a volta mais rápida em 55,077s, vencendo assim com autoridade o Open de Portugal de Karting, já que dominou todas as fases da prova.
A partir da quarta volta, Tiago Lima passou a ser o principal opositor de Maria Germano Neto. O piloto de Lisboa tentou surpreender a vimaranense, mas acabou por ser um meritório segundo classificado.
A meio da corrida Rodrigo Seabra, João Maria Gouveia, Santiago Alves, Noah Monteiro e Pedro Cachada passaram a lutar pela terceira posição, acabando esta por ser discutida, a duas voltas para o final por Santiago Ribeiro e Rodrigo Seabra, tendo o primeiro acabado por levar a melhor e o piloto da Maia foi um honroso quarto classificado.
Noah Monteiro terminou na quinta posição e logo a seguir João Maria Gouveia e Pedro Cachada, respetivamente. Tomás Gomes alcançou um positivo oitavo lugar, tendo José Maria Gouveia e Martim Marques encerrado, por esta ordem, o top-10.
Diogo Caetano foi 11.º classificado, na frente de Rodrigo Ferreira, David Luís, Gabriela Teixeira, João Barros e Beatriz Costa, respetivamente.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook