Tomás Ribeiro muito forte no Open de Portugal de Karting da categoria Júnior

- Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo e Filipe Cairrão Jerónimo
 
A categoria Júnior reuniu uma dezena de participantes para a edição de 2019 do Open de Portugal de Karting, que está a ser disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização desportiva da ACDME.
Na sessão de treinos cronometrados, realizada este sábado, Tomás Ribeiro (Tonykart) foi o piloto mais rápido ao rodar em 48,158s, assegurando a pole position para a primeira manga de qualificação, onde teve Miguel Silva (Praga) a seu lado na primeira fila da grelha. Pedro Perino (Tonykart) conseguiu o terceiro melhor tempo da sessão e partilhou a segunda fila da grelha com Luís Leão (Exprit).
Na primeira manga de qualificação, disputada em 15 voltas ao traçado de 1.106 metros, o autor da pole, Tomás Ribeiro, caiu para o 7.º lugar logo após o arranque e Miguel Silva assumiu o comando. À passagem da segunda volta, foi a vez de Pedro Perino passar para a liderança da corrida, posição que o jovem piloto Oeiras ocupou durante mais oito voltas. Entretanto, Tomás Ribeiro já tinha encetado uma recuperação que o levou a subir seis lugares, assumindo o comando da corrida à nona volta, posição que o jovem piloto de Fafe não mais largou. Além do triunfo na primeira manga do fim de semana, Tomás Ribeiro também registou a volta mais rápida da corrida (48,326s), enquanto Pedro Perino assegurou o segundo posto, logo seguido por Miguel Silva. Duarte Pinto Coelho (Tonykart) foi o quarto classificado, depois de ter chegado a rodar no segundo lugar na fase inicial, enquanto Luís Leão completou o top 5.
A correr em ‘casa’, Diogo Martins (Birel ART) cortou a linha de meta no sexto posto, na frente de José Barros (Kosmic), que, juntamente com Santiago Ribeiro (Birel ART), foi penalizado em cinco segundos por danos na carenagem frontal. Matilde Ferreira (Praga) foi a grande azarada desta primeira manga de qualificação, atrasando-se devido um toque logo na fase inicial.
Amanhã, a partir das 11h10 será disputada a segunda manga de qualificação, enquanto a Final (17 voltas) está agendada para as 14h55, com a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h30.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook