KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Guilherme de Oliveira com final inglório… Dean Macdonald vence a Winter Cup Sénior

Guilherme de Oliveira com final inglório… Dean Macdonald vence a Winter Cup Sénior
Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
 
A IAME Winter Cup 2019 da categoria Sénior – disputada desde quinta-feira por 90 pilotos de várias nacionalidades – terminou hoje, no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, pista que tem uma extensão de 1428 metros.
Manuel Silva (Kart Republic) e Zdenek Chovanek (FA) – que corre em Portugal – não foram felizes desde o início da prova e ficaram afastados da Final, sendo perfeitamente compreensível, já que Manuel Silva cumpriu a sua terceira corrida no Karting e Zdenek Chovanek participou pela primeira vez numa grande competição internacional. Chovanek e Silva ainda disputaram a MG Cup e foram 19.º e 23.º classificados, respetivamente.
 
Guilherme de Oliveira foi piloto sensação na estreia como Sénior
Por sua vez, nas 4 mangas de qualificação, o português Guilherme de Oliveira (Kosmic) – que fez a sua estreia na categoria Sénior – com um 28.º lugar (sofreu um toque na última volta, quando era 7.º classificado e tinha a 2.ª volta mais rápida), com um 6. º posto e volta mais rápida em 56,917s, com mais um 6.º lugar (com a 2.ª volta mais rápida) e ao ser 5.º posicionado na última manga, com a volta mais rápida em 56,782s, foi 22.º classificado após as mangas de qualificação e garantiu o apuramento direto para a Final.
Mas antes havia que disputar a Pré-Final e não fosse o toque que sofreu na primeira manga, Guilherme de Oliveira certamente que largaria do 5.º ou 6.º na Pré-Final, corrida que determina a grelha de partida da Final. E precisamente na Pré-Final, de forma inglória, o kart não ‘pegou’ no momento da partida, perdendo muito tempo para a concorrência. Ainda assim recuperou até ao 26.º lugar, com a 4.ª volta mais rápida. Contudo, uma penalização de cinco segundos por não ter o spoiler na posição correta devido ao toque, foi relegado para o 32.º posto. Fase muito inglória para o jovem português!
Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, o piloto de Vila Nova de Gaia partiu então da 32.º posição e, ainda assim, conseguiu recuperar até ao 21.º lugar, sendo depois 24.º classificado (penalizado por ter o spoiler tocado), numa corrida em que venceu o britânico Dean Macdonald (Tonykart) e os seus compatriotas Joseph Turney (kosmic) e Clayton Ravenscroft (Kosmic) completaram o pódio.
A categoria Sénior destina-se a pilotos que tenham ou completem 14 anos de idade em 2019.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy