José Pinheiro, Maria Germano e Rodrigo Seabra na Final X30 Mini da Winter Cup

- Races

Por Filipe Cairrão
Fotos Alexandre Araújo/HelloFoto
 
A IAME Winter Cup 2019 da categoria X30 Mini – que está a ser disputada por 34 pilotos de várias nacionalidades – prosseguiu hoje no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, com a realização de três mangas de qualificação, que determinaram a grelha de partida para a Pré-Final, que será disputada amanhã (11h10, 10h10 em Portugal), estando a Final agendada para a tarde (13h30, 12h30 em Portugal).
Com um 23.º, um 17.º e 11.º lugares, José Pinheiro foi 17.º classificado após as mangas de qualificação, enquanto Maria Germano Neto (FA) com um 15.º, um 24.º e 22.º lugares terminou o dia no 20.º posto. Rodrigo Seabra com um 32.º, outro 32.º (após penalização de cinco segundos por ter o spoiler tocado, quando tinha feito uma boa recuperação até ao 22.º lugar) e depois um 32.º posto (em que foi obrigado a desistir a duas voltas do final da corrida), concluiu as mangas de qualificação no 33.º lugar.
A terceira manga foi muito atribulada, com a respetiva bandeira vermelha a ser mostrada, devido a um incidente, no início. Depois foi dada nova partida com bandeira amarela (procedimento slow), mantendo-se até ao início da 3.ª volta. Contudo, nesse período existiram ultrapassagens – que naturalmente não podiam ter sido feitas – e prejudicaram bastantes pilotos. A organização não esteve à altura para resolver esta situação… mas atribuiu 17 penalizações, quase todas pelo facto do spoiler dianteiro não estar bem colocado (devido aos vários toques) ou por manobras perigosas.
Assim, na Pré-Final de amanhã, José Pinheiro ­– campeão nacional Cadete em 2018 –, de 10 anos de idade, a correr pela formação MDC Racing, com chassis CRG –, vai largar da 17.ª posição, Maria Germano Neto – de 8 anos de idade e que está a correr pela equipa de Fernando Alonso em provas internacionais – parte do 20.º lugar e Rodrigo Seabra – o piloto mais novo da categoria, já que completou 8 anos de idade em dezembro, em estreia internacional – vai arrancar do 33.º posto, numa corrida que será disputada em 7 voltas ao traçado valenciano de 1428 metros e determinará a grelha de partida para a Final, que será decidida em 10 voltas.
 
Britânico Freddie Slater continua a impor-se
O mais bem-sucedido nas mangas de qualificação foi Freddie Slater, aos comandos de um kart equipado com chassis Republic, que ontem já havia sido o mais rápido nos treinos cronometrados. O piloto britânico foi 4.º classificado na primeira manga, mas depois venceu as outras duas, ficando na frente do espanhol Alberto Hurtado (Tonykart), seguindo-se o britânico Leo Robinson (Kart Repubic) – que venceu a primeira manga – na terceira posição.
O italiano Giovanni Trenti (Kart Republic) foi 4.º classificado e ucraniano Oleksander Bondarev (Tonykart) – que competiu em Portugal em 2018 – fechou, respetivamente, o top-5 da fase das mangas de qualificação.
Recordamos que a categoria X30 Mini destina-se a jovens que completem 9 anos de idade em 2019 e não excedam os 12, o que equivale a ter na mesma grelha pilotos Cadetes e Juvenis, se tivermos como exemplo o Campeonato de Portugal.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook