KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ivan Domingues conquista Taça de Portugal na estreia como Júnior

Ivan Domingues conquista Taça de Portugal na estreia como Júnior
Races

A 37.ª edição da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, sob a organização do AIA Motor Clube, fez jus ao estatuto de grande festa do Karting nacional.

 

Por Filipe Cairrão

Fotos de José Lourenço

 

A categoria Júnior teve o pelotão mais extenso desta 37.ª edição da Taça de Portugal de Karting Tranquilidade e quem se deslocou ao Kartódromo Internacional do Algarve assistiu a um grande espetáculo, já que à entrada para a última volta nada menos de seis pilotos tinham legítimas aspirações à vitória.

Surpreendentemente, ou talvez não, o vice-campeão nacional Juvenil de 2018, Ivan Domingues, estreou-se em grande na competitiva categoria Júnior ao garantir o lugar mais alto do pódio no final de um intenso duelo com o vice-campeão nacional da categoria, Guilherme de Oliveira. Estes dois pilotos trocaram de posição no decorrer da última volta e cortaram a linha de meta separados por escassos 0,036s.

Campeão nacional em título, Frederico Peters fez uma Final de grande nível pois recuperou desde o 11.º lugar da grelha até ao terceiro posto final, rubricando ainda a volta mais rápida em 1m01,112s. Menos experiente do que a oposição direta, o estreante Pedro Perino também mostrou argumentos para chegar ao pódio e concluiu a corrida decisiva num positivo quarto final, enquanto Luís Leão (em notória evolução) fechou o top 5.

Outro dos grandes protagonistas foi Luís Alves, o mais rápido nos treinos cronometrados e autor da volta mais rápida nas duas mangas de qualificação, que também passou pela liderança da Final. À entrada para a última curva, o piloto de Guimarães viria a cair para a sexta posição. Seguiram-se Jesse Doorgeest, Gabriel Caçoilo e Mariana Machado, enquanto Miguel Silva encerrou o top 10. Tomás Caixeirinho, também com um bom andamento, terminou logo a seguir na 11.ª posição, na frente de Rodrigo Leitão, o espanhol Sergio Rodriguez e dos rookies Santiago Ribeiro e Diogo Martins, a mostrarem ambos a sua progressão no ano de estreia no Karting de competição.

José Barros também fez a sua estreia na categoria Júnior com motores Iame e foi 16.º classificado em Portimão, na frente do checo Zdenek Chovanec, que esteve em evidência nos treinos cronometrados (3.º mais rápido) e na primeira manga de qualificação, onde alcançou o quinto lugar. Manuel Soares, ainda muito jovem, foi o 18.º classificado na frente de mais três rookies: Manuel Silva, José Duarte e Tomás Guedes.

Henrique Cruz, que foi um dos protagonistas do CPK em 2018, não teve sorte na Taça de Portugal pois foi obrigado a abandonar a Final à passagem da sétima volta, tendo pior sorte João Mendes já que foi obrigado a desistir logo após a primeira volta.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy