KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

RMCP 5: Título para Christian Costoya na Micro-Max… José Pinheiro vence em Viana

RMCP 5: Título para Christian Costoya na Micro-Max… José Pinheiro vence em Viana
Races

Por Filipe Cairrão
Fotos José Lourenço
 
A categoria Micro-Max, destinada a pilotos com idades entre os 7 e os 10 anos, também atribuiu em Viana do Castelo o título da edição 2018 do Rotax Max Challenge Portugal, que este ano passou pelas pistas de Palmela, Viana do Castelo (duas vezes), Baltar em Braga. Numa altura em que estava também em ‘jogo’ o acesso ao ‘Mundial’ da especialidade, a ser disputado entre 26 de novembro e 1 de dezembro no Circuito Paladino, no nordeste do Brasil, o vimaranense José Pinheiro (Praga) chegava a Viana do Castelo na frente da tabela da Micro-Max, começando o fim de semana com o terceiro lugar na sessão de treinos cronometrados. O melhor tempo da sessão foi obtido por Martim Marques (FA), a primeira pole-position para o jovem piloto da Maia, enquanto Salvador Trindade (Birel ART) – que tinha vencido uma das Finais na ronda anterior, em Braga – assegurou a pole para a Final 2.
Na Final 1, Salvador Trindade passou para a frente logo após o arranque e conquistou alguns metros de vantagem sobre o pelotão. O piloto de Vila Nova de Paiva seria depois alcançado por Christian Costoya (Tonykart), que tinha largado do oitavo lugar, com o jovem espanhol a rodar muito próximo de Salvador Trindade durante quase toda a corrida. Na penúltima volta, Costoya conseguiu mesmo passar para a frente da corrida e garantiu, assim, a sua oitava vitória em Finais no Rotax Max Challenge Portugal 2018.
Salvador Trindade (autor da volta mais rápida, em 50,968s) terminou na segunda posição, na frente de José Pinheiro e Rodrigo Vilaça (Tonykart), que encetaram um intenso duelo pelo derradeiro lugar do pódio.
Outro duelo interessante foi protagonizado por Henrique Oliveira (Tonykart) e Martim Marques (FA), que viriam a ser surpreendidos na fase final por Rodrigo Seabra (FA), que assim completou o top 5. Por sua vez, a espanhola Lucia Marino Estevez (Praga) fechou a classificação da primeira Final em Viana do Castelo.
Na Final 2, Salvador Trindade voltou a mostrar a sua rapidez e liderou a corrida com forte pressão de José Pinheiro. Desta feita, Trindade conseguiu cortar a meta no primeiro lugar – além de ter obtido a melhor volta, em 50,992s – mas viria a ser penalizado em três segundos, por saída parcial dos corredores de partida. Isso promoveu José Pinheiro a vencedor da Final 2, na frente de Trindade, enquanto mais atrás Christian Costoya fez nova corrida de trás para a frente e recuperou até ao terceiro lugar, mais do que suficiente para garantir a conquista do Rotax Max Challenge Portugal na categoria Micro-Max. Martim Marques foi o quarto classificado da Final 2, na frente de Henrique de Oliveira, Rodrigo Vilaça, Rodrigo Seabra e Lucia Estevez.
No somatório das duas Finais, José Pinheiro foi o vencedor da ronda de Viana do Castelo, com 105 pontos, seguido de Christian Costoya (105), sendo o fator de desempate o tempo nos treinos cronometrados. Salvador Trindade (104) também subiu ao pódio na prova minhota, seguido de Martim Marques (96), Rodrigo Vilaça (96), Henrique de Oliveira (94), Rodrigo Seabra (94) e Lucia Estevez (90).
O título da edição de 2018 do Rotax Max Challenge Portugal na categoria Micro foi conquistado por Christian Costoya, que agora marcará presença nas Finais Mundiais Rotax, no Brasil.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy