KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Portugal presente em duas categorias nas Finais Internacionais Iame em Le Mans

Portugal presente em duas categorias nas Finais Internacionais Iame em Le Mans
Races

Por Filipe Cairrão

 

Quatro pilotos portugueses e um luso-espanhol estão a disputar a Final Internacional Iame 2018, no Circuito Internacional de Le Mans, em França, competição que reúne este ano 457 pilotos de vários países, distribuídos por seis categorias.

As cores nacionais têm esta temporada representação em duas categorias, nomeadamente na X30 Mini, para pilotos dos 7 aos 12 anos de idade, e na Super Shifter, destinada a quem já completou 16 anos de idade.

E começando por abordar precisamente a categoria Super Shifter – em que os karts estão equipados com caixa de velocidades e com motores de 175cc –, Rodrigo Ferreira é o único português entre os 34 concorrentes ao título.

O piloto do Porto – que recentemente sagrou-se campeão nacional da categoria X30 Shifter (com motores de 125cc) – está a experimentar em Le Mans um motor mais potente (175cc) e pneus Komet. Nos treinos cronometrados, Rodrigo Ferreira, aos comandos de um kart equipado com chassis Praga, rubricou a 21ª melhor marca aos 1384 metros da pista gaulesa, na qual o suíço Nicolas Rohrbasser (Kosmic) foi o mais rápido com o registo de 52,245s.

Rodrigo Ferreira, de 16 anos de idade, que está a correr pela formação portuguesa Paulo Pita Racng Team, vai agora disputar quatro mangas de qualificação até sábado, estando a Pré-final e a Final agendadas para domingo.

 

A aventura dos quatro

Na categoria Mini, que está a ser disputada por 70 pilotos, o espanhol Miguel Peiró (FA) foi o mais rápido nos treinos cronometrados ao cumprir os 1384 metros da pista gaulesa em 1m01,213s, enquanto o luso-espanhol Adrián Malheiro (Praga), inscrito pela equipa portuguesa Paulo Pita Racing Team, garantiu o 26º melhor tempo em 1m02,822s.

A 0,006s de Malheiro, Lourenço Marques (Parolin) – dos portugueses da Maxikart Júnior Team – foi o 27.º mais rápido, enquanto as colegas de equipa do luso-espanhol, nomeadamente Maria Germano Neto e Matilde Ferreira, ambas com chassis Praga, foram as 62.ª e 69.ª classificadas, respetivamente, sendo perfeitamente naturais estas posições, dado que estão a estrear-se numa competição internacional. Mas a ver vamos como será o desfecho final.

Hoje já foram disputadas duas mangas de qualificação na categoria Mini e Lourenço Marques garantiu um 15.º lugar, enquanto Maria Germano Neto foi 28.ª, Matilde Ferreira 29.ª e Adrián Malheiro 30.º.

Até sábado cada piloto vai disputar mais duas mangas de qualificação, estando a Pré-final e a Final agendadas para domingo, assim como a Final B, destinada aos concorrentes que não consigam um lugar na Final, reservada aos 34 primeiros classificados após as mangas de qualificação. 

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy