Ricardo Borges garante título na X30 Sénior com mais uma vitória em Palmela

- Races

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

A decisão do Campeonato de Portugal de Karting KIA na categoria X30 Sénior aconteceu no aprazível complexo onde está inserido o Kartódromo Internacional de Palmela, numa jornada com organização do Kart Clube de Lisboa. Depois das provas em Viana do Castelo, Leiria, Braga e Bombarral, Ricardo Borges (Kart Repubic) chegava a Palmela na liderança do campeonato, com 130 pontos e tendo Alexandre Areia (Kart Republic) como único adversário na luta pelo título, já que o piloto de Esposende estava a 14 pontos do líder. O escalonamento dos outros lugares no top 5 do campeonato ainda estava em aberto, já que existia uma diferença de 18 pontos entre Manuel Leão (3.º), João Vairinhos (4.º) e Guilherme Gusmão (5.º).

Borges começou a mostrar a sua rapidez ao estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, onde rodou em 50,773s, tendo João Galveias (Tonykart) a seu lado na primeira fila da grelha. O líder do campeonato viria a dominar as duas mangas de qualificação, terminando ambas na frente de João Galveias e Alexandre Areia, além de ter obtido as voltas mais rápidas.

Ricardo Borges partiu assim para a Final com a missão de confirmar o título e conseguiu-o com mais uma exibição perfeita, vencendo a corrida com 3,668s de vantagem sobre Galveias – que garantiu um meritório terceiro lugar no campeonato – e obteve novamente a volta mais rápida (51,022s). Foi o primeiro título de campeão nacional para Ricardo Borges, que já tinha estado próximo da consagração em anos anteriores.

Numa corrida com poucas ultrapassagens, Alexandre Areia garantiu o derradeiro lugar do pódio e o vice-campeonato, naquela que foi a sua época de regresso ao CPK. Já Manuel Leão (Tonykart) foi quarto classificado na Final, muito próximo de Alexandre Areia, terminando o campeonato também num honroso quarto lugar.

Guilherme Gusmão (Exprit) – vencedor do Open de Portugal de Karting no início do ano e que não pôde alinhar na terceira prova em Braga –, terminou a Final de Palmela no quinto lugar, na frente de um trio formado por João Vairinhos (Praga), Lourenço Monteiro (FA), João Ferreirinha (Sodi), Noah Silva (DR) e Luís Caetano (Madcroc), pilotos que também contribuíram para um bom espetáculo.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook