KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ricardo Borges garante título na X30 Sénior com mais uma vitória em Palmela

Ricardo Borges garante título na X30 Sénior com mais uma vitória em Palmela
Races

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

A decisão do Campeonato de Portugal de Karting KIA na categoria X30 Sénior aconteceu no aprazível complexo onde está inserido o Kartódromo Internacional de Palmela, numa jornada com organização do Kart Clube de Lisboa. Depois das provas em Viana do Castelo, Leiria, Braga e Bombarral, Ricardo Borges (Kart Repubic) chegava a Palmela na liderança do campeonato, com 130 pontos e tendo Alexandre Areia (Kart Republic) como único adversário na luta pelo título, já que o piloto de Esposende estava a 14 pontos do líder. O escalonamento dos outros lugares no top 5 do campeonato ainda estava em aberto, já que existia uma diferença de 18 pontos entre Manuel Leão (3.º), João Vairinhos (4.º) e Guilherme Gusmão (5.º).

Borges começou a mostrar a sua rapidez ao estabelecer o melhor tempo nos treinos cronometrados, onde rodou em 50,773s, tendo João Galveias (Tonykart) a seu lado na primeira fila da grelha. O líder do campeonato viria a dominar as duas mangas de qualificação, terminando ambas na frente de João Galveias e Alexandre Areia, além de ter obtido as voltas mais rápidas.

Ricardo Borges partiu assim para a Final com a missão de confirmar o título e conseguiu-o com mais uma exibição perfeita, vencendo a corrida com 3,668s de vantagem sobre Galveias – que garantiu um meritório terceiro lugar no campeonato – e obteve novamente a volta mais rápida (51,022s). Foi o primeiro título de campeão nacional para Ricardo Borges, que já tinha estado próximo da consagração em anos anteriores.

Numa corrida com poucas ultrapassagens, Alexandre Areia garantiu o derradeiro lugar do pódio e o vice-campeonato, naquela que foi a sua época de regresso ao CPK. Já Manuel Leão (Tonykart) foi quarto classificado na Final, muito próximo de Alexandre Areia, terminando o campeonato também num honroso quarto lugar.

Guilherme Gusmão (Exprit) – vencedor do Open de Portugal de Karting no início do ano e que não pôde alinhar na terceira prova em Braga –, terminou a Final de Palmela no quinto lugar, na frente de um trio formado por João Vairinhos (Praga), Lourenço Monteiro (FA), João Ferreirinha (Sodi), Noah Silva (DR) e Luís Caetano (Madcroc), pilotos que também contribuíram para um bom espetáculo.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy