KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Peters confirma título na Júnior… vitória de Oliveira em Palmela

Peters confirma título na Júnior… vitória de Oliveira em Palmela
Races

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

A decisão do Campeonato de Portugal de Karting KIA na categoria Júnior aconteceu no aprazível complexo onde está inserido o Kartódromo Internacional de Palmela, numa jornada com organização do Kart Clube de Lisboa. Depois das provas em Viana do Castelo, Leiria, Braga e Bombarral, Frederico Peters (Kart Republic) chegava a Palmela na liderança do campeonato, com 127 pontos, tendo como adversários na luta pelo título o rookie Luís Alves (Sodi), que tinha 109,5 pontos acumulados, e Guilherme de Oliveira (Tonykart), com 104 pontos. Mais atrás desenrolava-se outra interessante discussão pelo top 5, com Tomás Caixeirinho (Kart Republic) e Mariana Machado (Praga) separados por apenas um ponto, e com Henrique Cruz (CRG) ainda com aspirações a subir na tabela classificativa com mais de 20 concorrentes.

Nos treinos cronometrados, Frederico Peters estabeleceu a pole position ao rodar em 51,991s, tendo Luís Alves a seu lado na primeira fila da grelha, com Miguel Silva (CRG) e Tomás Caixeirinho na fila seguinte, e com Guilherme de Oliveira a largar do 10.º lugar.

Na primeira manga de qualificação, Frederico Peters consegui um bom arranque e manteve-se na frente dos seus dois principais adversários, Luís Alves e Guilherme de Oliveira (autor de uma excelente recuperação e da volta mais rápida da corrida, em 52,058s), que terminaram por esta ordem. Estes três pilotos voltaram a ser protagonistas na segunda manga de qualificação, onde desta vez o líder inicial foi Luís Alves. O jovem piloto de Guimarães viria a ser ultrapassado por Guilherme de Oliveira, que garantiu a vitória na manga e nova volta mais rápida (52,353s). Luís Alves terminou na frente de Frederico Peters e estes resultados deixavam tudo em aberto no escalonamento dos três primeiros lugares do campeonato.

Na Final, Frederico Peters arrancava da pole position mas a corrida foi dominada por Guilherme de Oliveira, que liderou as 15 voltas ao traçado de 1270 metros. O piloto de Vila Nova de Gaia assegurou o vice-campeonato já que Frederico Peters manteve-se sempre no segundo lugar da Final, resultado que lhe permitiu sagrar-se campeão nacional da categoria Júnior. Este foi o segundo título da carreira do jovem piloto de Évora, que tinha sido campeão nacional Cadete em 2012.

Luís Alves teve de se aplicar para conquistar o pódio da Final em Palmela, numa corrida onde chegou a rodar no quinto lugar. O jovem piloto vimaranense, que se estreou este ano na categoria Júnior, terminou o campeonato num meritório terceiro lugar e promete ser um dos sérios candidatos ao título em 2019.

Rodrigo Leitão (Tonykart) terminou às portas do pódio na Final, no quarto lugar, Afonso Ferreira (Tonykart) chegou a rodar no terceiro posto mas encerrou o top 5, na frente de Miguel Silva, que conseguiu mostrar a sua evolução. Tomás Caixeirinho terminou na sétima posição (muito próximo de Miguel Silva e de Afonso Ferreira), resultado que lhe permitiu ser um honroso quarto classificado no campeonato. O espanhol Sergio Rodriguez (Sodi) foi oitavo e Mariana Machado –i autora da volta mais rápida da corrida (52,563s) – terminou no nono lugar. A piloto de Vila Verde fechou a época num positivo quinto lugar do campeonato.

Pedro Perino (Tonykart) completou o top 10 em Palmela e Henrique Cruz caiu para o 11.º lugar da Final, após uma penalização de cinco segundos devido a danos na carenagem frontal do seu kart.

Rodrigo Lessa (Tonykart) terminou no 12.º lugar, Manuel Soares (Kart Republic) foi 13.º, Santiago Ribeiro (Birel ART) terminou no 14.º posto e João Guedes (DR) completou o top 15. Já o checo de origem venezuelana Zdenek Chovanec foi 16.º, depois de uma penalização de 10 segundos por ter transposto os corredores de partida, algo que também penalizou Luís Leão (FA). A Final da categoria Júnior ficou ainda marcada por um incidente logo após o arranque que afastou Manuel Silva (CRG), José Duarte (DR) e Diogo Martins (Birel ART).

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy