KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ivan Domingues vence em Palmela... título da Juvenil está suspenso

Ivan Domingues vence em Palmela... título da Juvenil está suspenso
Races

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Juvenil cumpriu a quinta e última prova no Kartódromo Internacional de Palmela, sob organização do Kart Clube de Lisboa. Depois das provas em Viana do Castelo, Leiria, Braga e Bombarral, a classificação da Juvenil estava suspensa à chegada a Palmela, devido a um apelo que está a ser analisado na FPAK, respeitante à ronda anterior.

Nos treinos cronometrados em Palmela, Ivan Domingues (Madcroc) começou por estabelecer a pole position ao rodar em 54,864s, tendo Tomás Martins (DR) a seu lado na primeira fila da grelha.

Na primeira manga de qualificação, o jovem piloto de Leiria conseguiu vencer, apesar da pressão de Adrián Malheiro que, no entanto, viria a ser penalizado pelo Colégio de Comissários desportivos, descendo ao 9.º lugar final. Lourenço Marques (Parolin) secundou Ivan Domingues e terminou na frente de Tomás Martins, enquanto Miguel Couteiro (Mercury) e Matilde Ferreira (Praga) completaram o top-5.

Na segunda manga de qualificação, reeditou-se a discussão a três entre Ivan Domingues, Adrián Malheiro e Lourenço Marques, novamente com vantagem para Domingues, apesar de Malheiro ter estabelecido a volta mais rápida (55,109s). Lourenço Marques foi o terceiro classificado, seguindo-se Tomás Martins e Miguel Couteiro, que completaram os cinco primeiros.

Na Final, disputada em 13 voltas ao traçado de 1270 metros, assistiu-se a um intenso duelo entre Adrián Malheiro e Ivan Domingues, com Lourenço Marques logo atrás. Malheiro passou para o comando da corrida com uma ultrapassagem no primeiro gancho da pista de Palmela, mas Domingues colou-se ao seu adversário durante a segunda metade da Final, vindo mesmo a consumar a ultrapassagem. O piloto de Leiria resistiu à pressão e conquistou mais uma vitória em Finais, logo na frente de Malheiro (autor da volta mais rápida, em 55,286s) e de Lourenço Marques, que cortou a meta no terceiro lugar, mas que viria a ser penalizado em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, devido a danos na carenagem frontal do seu kart. Assim, Miguel Couteiro subiu ao pódio na última prova do campeonato, com Lourenço Marques a terminar no quarto lugar e Diogo Castro a completar o top-5. Matilde Ferreira terminou logo atrás de Diogo Castro, na sexta posição, enquanto Guilherme Alves (Mercury) terminou no sétimo lugar, na frente dos ‘rookies’ António Madeira (Kart Republic) e Francisco Costa (Sodi). Pedro Rilhado (Tonykart) e Tomás Martins ficaram pelo caminho e foram os grandes azarados da última Final da época.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy