KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Tomás Fernandes estreia-se a vencer e José Gouveia confirma título na Iniciação

Tomás Fernandes estreia-se a vencer e José Gouveia confirma título na Iniciação
Races

Tomás Fernandes estreia-se a vencer e José Gouveia confirma título na Iniciação

 

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria Iniciação – com karts equipados com motores Honda e chassis de escolha livre –, destinada a pilotos com idades compreendidas entre 5 e os 7 anos de idade, cumpriu a quinta e última prova no Kartódromo Internacional de Palmela, com a organização a cargo do Kart Clube de Lisboa.

José Maria Gouveia (Birel ART) – vencedor da Taça de Portugal em 2017 – surgiu no traçado da margem sul do rio Tejo na liderança do campeonato com 131 pontos, seguido por Romeu Mello (Birel ART) com 94,5, Guilherme Morgado (Parolin), 86, Tomás Alves (Parolin) 78 e João Pereira (Birel ART) 72, também no top-5.  

À semelhança da ronda anterior, Romeu Mello foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m25,906s e garantiu a pole-position para a primeira manga de qualificação, na qual bateu toda a concorrência e assinou a melhor volta, numa corrida muito animada, já que Martim Campos (Parolin) e Tomás Fernandes (Parolin) terminaram logo a seguir nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Na segunda manga, também disputada em 4 voltas ao traçado de 1270 metros, Romeu Mello voltou a ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas depois viria a ser desqualificado, pelo que a vitória ficou na posse de Tomás Fernandes – que rubricou a volta mais rápida em 1m26,544s –, seguido de Martim Campos e Tomás Alves.

Na Final, disputada em cinco voltas, Tomás Fernandes largou da pole-position e conseguiu vencer, festejando a sua primeira vitória na categoria Iniciação. Martim Campos e Romeu Mello – autor da volta mais rápida em 1m26,038s – rodaram nas segunda e terceira posições até à última volta, altura em que passou Guilherme Morgado (Parolin) para o segundo posto e David Duarte (Parolin) para o terceiro lugar final. Martim Campos e Romeu Mello fecharam o top-5, respetivamente.

José Maria Gouveia (Birel ART) terminou na sexta posição – mais do que suficiente para confirmar o título de campeão nacional –, Beatriz Costa (Parolin) foi sétima classificada e venceu a classe feminina, seguindo-se Xavier Lázaro (Parolin), João Pereira (Birel ART), Adriana Araújo (Parolin), Joana Lima (Birel ART), enquanto Tomás Alves (Parolin) foi forçado a abandonar na segunda volta.

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy