KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ricardo Borges mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior

Ricardo Borges mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior
Races

Ricardo Borges mais líder no Campeonato de Portugal X30 Sénior

 

Por Filipe Cairrão

Fotos José Lourenço

 

O Campeonato de Portugal de Karting KIA da categoria X30 Sénior prosseguiu no Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), no Bombarral, palco da quarta e penúltima jornada da época, depois das rondas em Viana do Castelo, Leiria e Braga.

Ricardo Borges (Kart Republic) chegava ao Bombarral como líder do campeonato, com uma vantagem de apenas 4,5 pontos sobre Alexandre Areia (Kart Republic), enquanto Manuel Leão (Tonykart), Guilherme Gusmão (Exprit) e João Vairinhos (Praga) também estavam no top 5 da tabela classificativa.

No sábado, Ricardo Borges começou por assegurar a pole position para a primeira manga de qualificação, com uma escassa vantagem de 0,001s sobre João Galveias (Tonykart) nos treinos cronometrados. Galveias e Borges acabariam por ser os dois principais protagonistas também nas mangas de qualificação, onde o piloto da Norma Racing Team se superiorizou a Borges, garantindo o primeiro lugar na grelha para a Final. Alexandre Areia, por seu turno, conseguiu dois terceiros lugares nas mangas, enquanto Lourenço Monteiro (FA) e Manuel Leão alternaram na quarta posição nas duas mangas.

Na Final, disputada em 17 voltas ao traçado de 1107 metros, João Galveias arrancou da pole position mas Ricardo Borges assumiu o comando logo na fase inicial e destacou-se da concorrência direta. O piloto da Maia geriu na perfeição a sua vantagem sobre João Galveias e garantiu a terceira vitória em quatro finais até ao momento, aumentando o seu avanço no campeonato. Galveias, por seu turno, mostrou-se muito rápido no fim de semana no Bombarral e foi inclusive o autor da volta mais rápida da Final, com o registo de 46,959s. Alexandre Areia completou o pódio da penúltima corrida do CPK e vai para Palmela com legítimas aspirações ao título, embora a vantagem esteja do lado de Ricardo Borges.

Manuel Leão e Lourenço Monteiro ainda rodaram próximos de Alexandre Areia na fase inicial e completaram o top 5, na frente de João Ferreira (Madcroc), João Vairinhos (Praga), João Ferreirinha (Sodikart) e Luís Caetano (Madcroc). Álvaro Montenegro (Tonykart) e Noah Silva (DR) foram ambos penalizados em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, enquanto Guilherme Gusmão completou a classificação da Final.

A quinta e decisiva jornada do Campeonato de Portugal de Karting KIA será disputada no Kartódromo Internacional de Palmela (KIP), nos dias 29 e 30 de setembro. 

 

Todas as classificações em:

https://speedhive.mylaps.com/LiveTiming/QXNVNIBO-2147486564

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy