Frederico Peters vence e é mais líder no Campeonato de Portugal Júnior

- Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria Júnior (para pilotos entre os 12 e os 14 anos de idade) tem sido a mais concorrida do Campeonato de Portugal de Karting KIA e a terceira prova da época, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, não foi exceção. Um total de 22 pilotos alinharam na ronda organizada pelo Parallel Velocity Club, num fim de semana ao qual Frederico Peters (Kart Republic) chegou como líder do campeonato, com 5,5 pontos de vantagem sobre Guilherme de Oliveira (Tonykart) e 14,5 pontos sobre Luís Alves (Sodikart).

Nos treinos cronometrados, Afonso Ferreira (Tonykart) começou a mostrar que era um forte candidato à vitória, rodando em 56,535s na sua melhor volta, numa sessão onde os cinco primeiros ficaram separados por escassos 0,191s.

Na primeira manga de qualificação, confirmou-se a rapidez de Afonso Ferreira já que o piloto de Braga garantiu o triunfo e averbou ainda a volta mais rápida (56,520s). Luís Alves terminou a apenas 0,130s do vencedor e Frederico Peters foi o terceiro classificado, depois de ter conseguido ultrapassar Luís Leão (FA), que viria a terminar no quarto posto. Rodrigo Almeida (Praga) completou o top 5 e ficou na frente de Guilherme de Oliveira, Rodrigo Leitão (Tonykart), Tomás Caixeirinho (Kart Republic), Mariana Machado (Praga) e Miguel Silva (Kart Republic), que também terminaram no top 10.

Na segunda manga de qualificação, Afonso Ferreira voltou a triunfar mas desta vez o jovem bracarense foi seguido de perto por Frederico Peters. Luís Leão terminou a segunda manga no derradeiro lugar do pódio, na frente de Rodrigo Almeida, Luís Alves, que conseguiu a volta mais rápida em 56,983s, e Guilherme de Oliveira, que repetiu o sexto lugar da manga inicial. Tomás Caixeirinho, Rodrigo Leitão, Mariana Machado e o checo Zdenek Chovanec (Tonykart) também ficaram nos dez primeiros.

Com o somatório dos resultados nas mangas de qualificação, Afonso Ferreira largou naturalmente da pole-position para a Final, acompanhado por Frederico Peters na primeira linha da grelha. Estes dois pilotos assumiram o comando da corrida após o arranque, seguidos por Luís Alves e Luís Leão. Depois de ter pressionado Afonso Ferreira durante parte da corrida, Frederico Peters conseguiu passar para a frente a cinco voltas do final mas a discussão pela vitória ainda não tinha terminado. Um toque entre Ferreira e Peters levou a uma penalização de cinco segundos atribuída ao bracarense após o final da corrida, relegando-o para o quarto lugar final. Por sua vez, o piloto de Évora garantiu a segunda vitória consecutiva em Finais (já tinha triunfado em Leiria), registou a volta mais rápida (57,035s) e reforçou o comando do campeonato.

Luís Leão e Luís Alves completaram o pódio, num fim de semana positivo para ambos já que o piloto do Cabo do Mundo Karteam assegurou o melhor resultado da época até ao momento e ainda tem pouco tempo de competição, enquanto Luís Alves subiu ao segundo lugar do campeonato.

Afonso Ferreira e Mariana Machado completaram o top 5 da Final bracarense, na frente de Tomás Caixeirinho, Rodrigo Almeida e Pedro Perino (Tonykart). Outro dos fortes candidatos ao título, Guilherme de Oliveira, foi nono classificado na Final bracarense, enquanto Henrique Cruz (Kart Republic) fechou o top 10.

Zdenek Chovanec (Tonykart) foi o 11º classificado, na frente de Miguel Silva (Kart Republic), Rodrigo Leitão (Tonykart), Sérgio Rodriguez (Sodikart), Manuel Silva (Kart Republic), Manuel Soares (Kart Republic) e Gonçalo Ferreira (Birel). Por sua vez, João Mendes (Sodikart), Tomás Guedes (DR), Diogo Martins (Birel Art), Santiago Ribeiro (Birel Art) e Rodrigo Lessa não tiveram sorte e foram forçados a abandonar logo na primeira volta.

A quarta prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA está marcada para o fim de semana de 15 e 16 de setembro, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook