Regresso triunfal de Ricardo Borges no Campeonato de Portugal X30 Sénior

- Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

A categoria X30 Sénior contou com 11 participantes na abertura do campeonato, em Viana do Castelo, num pelotão onde se registava o regresso à competição de Ricardo Borges (chassis Kart Republic). O piloto da Maia viria mesmo a ser um dos protagonistas do fim de semana mas o melhor tempo nos treinos cronometrados foi obtido pelo recente vencedor do Open de Portugal, o ‘rookie’ Guilherme Gusmão (Exprit), com a marca de 44,740s.

Na primeira manga de qualificação, Ricardo Borges começou a mostrar que era um forte candidato à vitória final e venceu, na frente de Alexandre Areia (Kart Republic) – estreante na categoria – e de Guilherme Gusmão. Na segunda manga, inverteram-se as duas primeiras posições, já que Alexandre Areia arrancou bem e conseguiu colocar-se na frente de Ricardo Borges, com os dois pilotos a rodarem juntos durante praticamente toda a corrida, vindo a terminar na frente de Guilherme Gusmão e dos também estreantes Álvaro Montenegro (Tonykart), João Galveias (Tonykart) e Noah da Silva (DR), que obteve a melhor volta da segunda manga.

Na Final, disputada com a pista molhada, Ricardo Borges não deu hipótese à concorrência e dominou a corrida decisiva, registando a volta mais rápida e vencendo com uma vantagem confortável para Alexandre Areia e Guilherme Gusmão, que assim também começaram a época do CPK no pódio. João Galveias foi o terceiro a cortar a linha de meta mas viria a ser excluído do evento devido a irregularidades no seu kart, tal como Álvaro Montenegro e o estreante Luís Caetano (Madcroc). O ‘rookie’ João Vairinhos (Praga) ascendeu ao quarto lugar, na frente de Lourenço Mendes (FA), outro rookie’, e Noah da Silva, que terminaram praticamente colados no quinto e sexto lugares, enquanto os estreantes João Ferreirinha (Sodi) e Manuel Leão (FA) encerraram o top 8 na classificação final.

A segunda prova está agendada para 26 e 27 de maio e será disputada no Kartódromo Internacional de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook