Santiago Alves conquista Open de Portugal de Karting na categoria Cadete

- Races

Por Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

No Open de Portugal Karting da categoria Cadete, disputado no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM), Santiago Alves, com chassis Madcroc, foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Cadete, ao estabelecer a melhor marca em 53,092s.

O piloto de Lisboa garantiu assim a pole-position para a primeira manga de qualificação durante qual travou um duelo com José Pinheiro (Praga) que viria a levar a melhor. Alves foi segundo – com a volta mais rápida, em 52,810s –, seguindo de João Maria Gouveia (Praga), Manuel dos Santos (Topkart) e Tiago Lima (EKR) que fechou o top-5.

Na segunda manga de qualificação, o vimaranense José Pinheiro largou da ‘pole’ e voltou a vencer, após duelo final com Manuel dos Santos que cruzou a meta no segundo lugar. Contudo, o piloto de Lisboa que acabaria por ser relegado para a quarta posição após uma penalização de cinco segundos. Assim, João Maria Gouveia foi segundo classificado e Santiago Alves – que ainda esteve na liderança na primeira metade da corrida – viu a bandeira xadrez no terceiro. Desta vez, foi Maria Germano Neto a encerrar o top-5.

Na Final, disputada em 11 voltas aos 1107 metros da pista minhota, José Pinheiro arrancou naturalmente da pole-position e cedo se começou a assistir a um duelo com Santiago Alves, seguido de bem perto por João Maria Gouveia e Manuel dos Santos. A posições mantiveram-se praticamente inalteradas até à última volta, altura em que Santiago Alves assumiu o comando e não mais o largou, conquistando assim o seu primeiro título em 2018: o Open de Portugal de Karting, que na última vez que foi disputado, há 11 anos, teve como vencedor na categoria Cadete, o talentoso Eduardo Jesus.

José Pinheiro foi um honroso segundo classificado e João Maria Gouveia – que assinou a volta mais rápida em 52,567s – completou o pódio. Manuel dos Santos garantiu logo a seguir a quarta posição e Maria Germano Neto teve o mérito de fechar o top-5.

Nuno Cachada (Sodikart) foi um tranquilo sexto classificado, na frente de Martim Marques (Sodikart), Pedro Moura (Praga), Rodrigo Vilaça (Tonykart) e Rodrigo Ferreira (Sodikart), pilotos que encerraram, respetivamente, o top-10.

Um toque fez com que Rodrigo Seabra (Sodikart) saísse fora de pista na derradeira volta, mas ainda regressou para ser o 11º posicionado. Tiago Lima também não teve sorte devido a um incidente no primeiro terço da corrida, assim como Noah Monteiro (FA). Pedro Soares (Sodikart) não alinhou.

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook