KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Consagração de Joel Magalhães na Taça de Portugal da X30 Super Shifter

Consagração de Joel Magalhães na Taça de Portugal da X30 Super Shifter
Races

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Na 36ª edição da Taça de Portugal de Karting da categoria X30 Super Shifter, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob organização do Clube Automóvel do Minho, Joel Magalhães (BirelART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, rodando em 53,243s na sua melhor volta ao traçado de 1.286 metros. Na primeira manga de qualificação, Rui Bastos (Birel) conseguiu superiorizar-se à concorrência numa corrida marcada pelo polémico procedimento de partida, que levou mesmo à desistência de cinco concorrentes em protesto com a direção de prova (ler em separado). Nessa manga inicial, Rui Bastos terminou na frente de Joel Magalhães e de Frederico Castro (FK), enquanto na segunda manga, disputada com uma grelha bem mais desfalcada devido ao referido protesto, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a triunfar, seguido desta vez por Joel Magalhães e por Diogo Teixeira (Maranello).

O somatório das duas mangas de qualificação colocava Rui Bastos na pole-position para a Final, tendo o regressado João Barros (CRG) a seu lado. O ex-campeão nacional de Livre 125cc, há muito convertido ao Campeonato Nacional de Ralis, fez um excelente arranque e conseguiu passar para a frente da corrida, aguentando depois a pressão de Rui Bastos. O duelo acabou com um toque entre os dois pilotos e danificou o kart do piloto gaiense, obrigando-o a abandonar algumas voltas mais tarde. Um desfecho muito inglório para Rui Bastos, dado que venceu as duas mangas de qualificação.

Joel Magalhães assumiu a liderança e depois geriu-a muito bem até à bandeira xadrez, conquistado assim a Taça de Portugal na X30 Super Shifter. Um título bem merecido para o piloto do Porto, depois de ter sido vice-campeão nacional esta época.

João Barros terminou no segundo lugar e Hélder Ribeiro (Sodikart) completou o pódio. Manuel Ramos (CRG) terminou num positivo 4º lugar e venceu categoria Gentleman, enquanto Rui Bastos ainda surgiu classificado no top 5, seguido de Frederico Castro e Diogo Teixeira que após um incidente foram forçados a desistir.

 

Todas as classificações em: https://speedhive.mylaps.com/Events/1469248

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY