KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Afonso Ferreira conquista Taça de Portugal na categoria Júnior

Afonso Ferreira conquista Taça de Portugal na categoria Júnior
Races

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Na 36ª edição da Taça de Portugal de Karting da categoria Júnior, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob organização do Clube Automóvel do Minho, Tomás Caixeirinho (CRG) começou a prova minhota com o melhor tempo nos treinos cronometrados, obtendo o registo de 55,016s e depois venceu a primeira manga de qualificação, na frente de Guilherme Gusmão (Tonykart) e João Galveias (Tonykart).

Na segunda manga de qualificação, Caixeirinho e Gusmão tiveram problemas e o protagonismo ficou para Afonso Ferreira (Tonykart) e Rúben Silva (FK), que discutiram o triunfo até aos últimos metros, com o jovem bracarense a vencer após forte oposição do piloto de Faia-Sernancelhe, que recuperou desde o último lugar da grelha, terminando na frente de João Galveias. Durante as corridas de qualificação, Guilherme de Oliveira (Tonykart) e João Vairinhos (Praga) também conseguiram lugares no top 5.

Na Final, disputada em 14 voltas, Afonso Ferreira largava na frente do pelotão, mas um despiste que envolveu cinco pilotos, logo na fase inicial, levou à interrupção da corrida… com bandeira vermelha (!). Na segunda largada, Afonso Ferreira colocou-se no comando e ganhou imediatamente alguns metros preciosos de vantagem. Guilherme de Oliveira e Rúben Silva chegaram a passar pelo segundo lugar, mas foi Tomás Caixeirinho, que tinha largado da quarta posição, a assumir a perseguição final a Afonso Ferreira, embora tenha ficado sem tempo para conseguir chegar ao piloto bracarense.

Afonso Ferreira garantiu, assim, a vitória nesta 36ª edição da Taça de Portugal, naquele que foi o ponto alto da sua época de 2017, sendo secundado pelo campeão nacional Guilherme de Oliveira – lesionado desde sexta-feira devido a um incidente nos treinos livres – e por Tomás Caixeirinho – autor da volta mais rápida em 55,577s –, que foi penalizado em três segundos por alegadamente ter ultrapassado parcialmente os corredores no procedimento de partida. Mas mesmo assim, o piloto de Cascais, embora tenha perdido o segundo lugar devido à penalização, conquistou um honroso e merecido lugar no pódio.

Rúben Silva, a correr debilitado fisicamente devido uma indisposição, fez um esforço notável e foi o quarto classificado, terminando imediatamente à frente de Guilherme Gusmão que também se deparou com algumas contrariedades. Um pouco mais atrás cortaram a linha de meta João Vairinhos (Praga), Gonçalo Oliveira (FA), o espanhol Sergio Rodriguez (Sodikart), o estreante João Ferreirinha (Birel) e Luís Caetano (Madcroc). Por sua vez, João Galveias (Tonykart) teve de abandonar à passagem da 4ª volta, ficando impossibilitado de confirmar as boas indicações dadas nas mangas de qualificação, enquanto Manuel Soares (FA) também não conseguiu chegar ao final da corrida.

 

Todas as classificações em: https://speedhive.mylaps.com/Events/1469248

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY