João Ferreira no top-5 da 1ª prova do Europeu de Karting X30 Sénior em Genk

- Races

Texto Filipe Cairrão

 

No quarto dia da primeira prova do Europeu de Karting da categoria X30 Sénior, disputado hoje, no circuito belga de Genk, João Ferreira, com o seu kart equipado com chassis Madcroc, continuou a rodar nos lugares da frente. Na pré-final, o piloto de Leiria largou da 11ª posição e terminou no 9º lugar, do qual arrancou na Final, disputada em 15 voltas.

Na Final, João Ferreira manteve-se no grupo que lutava pelas primeiras posições e recuperou até ao 5º lugar. A três voltas do final da corrida, o piloto da equipa Dinâmica Paralela caiu para o 6º posto por troca com o holandês Joey Van Splunteren (Gillard) que assinou a volta mais rápida em 55,544s… tendo o melhor registo do português (55,759s) não ficado muito longe de Splunteren. Contudo, face à desclassificação por irregularidade técnica do britânico Marc Kimber (Tonykart), que havia terminado na segunda posição, todos os outros pilotos subiram um lugar e, João Ferreira, encerrou assim o top-5 desta primeira prova do Campeonato da Europa de Karting da categoria X30 Sénior. Foi uma Final mais ou menos tranquila. Arrancamos do 9º lugar e conseguimos nas primeiras voltas alcançar o 5º lugar, posição essa que mantivemos quase toda a corrida, mas a cerca de três voltas do fim fomos ultrapassados e não consegui recuperar a posição. Mas, no geral, foi um bom resultado, conseguimos impor um bom ritmo durante todo o fim de semana, especialmente na Final. Estamos muito contentes e vamos agora trabalhar para a próxima corrida”, comentou João Ferreira.

O britânico Jordan Brown-Nutley (FA) venceu em Genk e o seu compatriota Brett Ward (FA) foi segundo, tendo o belga Yame Goodvaerts (Expirit) completado o pódio, seguindo-se então o holandês Joey Van Splunteren (Gillard) e o português João Ferreira (Madcroc), nas quarta e quinta posições, respetivamente.

O Europeu de Karting X30 prossegue entre os dias 18 e 21 de maio na pista francesa de Salbris, a terceira jornada realiza-se entre 20 e 23 de julho, na Alemanha, no circuito de Wackersdorf e a quarta e última prova disputa-se entre 14 e 17 de setembro, em Itália, no traçado de Castelletto.


Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook