KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ponte, Ferreira e Ventura apurados para a Final da 1ª prova do Europeu X30 Sénior

Ponte, Ferreira e Ventura apurados para a Final da 1ª prova do Europeu X30 Sénior
Races

Texto Filipe Cairrão

Foto SJ

 

Os três portugueses que estão a disputar a primeira jornada do Europeu X30 da categoria Sénior, no circuito belga de Genk, na qual participam cerca de 50 pilotos, garantiram hoje o apuramento para a Final agendada para amanhã quando forem 15h00 (14h00 em Portugal).

João Ferreira, que corre com chassis Madcroc, está a realizar uma prova muito positiva. Ontem, o piloto de Leiria rubricou a 15ª melhor marca nos treinos cronometrados, o que lhe permitiu largar hoje das 7ª e 8ª posições nas mangas de qualificação onde obteve um 7º, um 4º e um 8º lugares, resultados que somados fizeram com que João Ferreira terminasse este terceiro dia da primeira prova do Europeu na 11ª posição, lugar do qual vai largar amanhã da Pré-Final que determinará a grelha de partida para a Final. “As mangas de qualificação foram muito difíceis. Os concorrentes são muitos ‘agressivos’. Até agora os 10 primeiros têm estado separados por diferenças mínimas, o que faz com que não possa cometer qualquer erro. Mas as três mangas correram bem, não fui penalizado e a minha equipa Dinâmica Paralela conseguiu afinar bem o kart, o que permitiu que eu pudesse ter uma boa condução. Estamos contentes pelos resultados que obtivemos hoje, mas vamos ver amanhã… que é o que conta”, comentou João Ferreira no final das mangas de qualificação, cujo primeiro posicionado foi o britânico Jordan Brown-Nutley (FA).    

 

Simão Ventura também muito rápido

Nos treinos cronometrados, Simão Ventura, que corre com chassis CRG, esteve muito bem nos treinos cronometrados ao assinar o 11º melhor tempo, o que lhe permitiu largar nas mangas de qualificação das 5ª e da 6º posições. O piloto de Mira obteve um 9º, um 15º e um 12º lugares, sendo 22º classificado no final das corridas de hoje, cumprindo o objetivo inicial de se apurar diretamente para a Final. “Na segunda manga, deparei-me com um acidente à minha frente e acabei por me ver envolvido nele. Com este incidente, o spoiler dianteiro ficou ‘deslocado’ e penalizaram-me em 5 segundos, o que fez com que perdesse algumas posições e terminasse no 15º lugar”, referiu Simão Ventura.  

 

Boas recuperações de Bruno Ponte

Bruno Ponte, com um kart equipado com chassis Haase, não teve desde sexta-feira tarefa fácil para obter o apuramento direto para a Final, já que um problema nos treinos cronometrados condicionou o piloto da Madeira para as mangas de qualificação… nas quais foi sempre 12º classificado, acabando, contudo, por se qualificar diretamente para a Final, ao ser o 23º posicionado no final das corridas de hoje. ”Nos treinos cronometrados o meu kart começou a perder pressão no carburador e não consegui por isso mesmo alcançar melhor do que a 36ª melhor marca! Assim, nas mangas de qualificação larguei sempre da 18ª posição e claro que o meu objetivo era recuperar o máximo de lugares. Felizmente consegui boas recuperações em todas as corridas e garanti o apuramento direto para a Final. Tinha andamento para andar mais à frente, mas largar da 18ª posição não é fácil”, sublinhou Bruno Ponte, piloto da Red Line Motorsport, que também vai alinhar na Final – reservada a 34 pilotos – desta primeira prova do Europeu X30 da categoria Sénior que está a decorrer no circuito belga de Genk.

Quem não conseguiu hoje o apuramento direto para a Final, vai disputar amanhã de manhã a corrida de repescagem, que qualifica mais seis pilotos para o ‘grande embate’, mas, desta vez… esse ‘fado’ não é nosso.

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY