KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Rui Bastos vence na X30 Super Shifter e Ilídio Fernandes triunfa na Gentleman

Rui Bastos vence na X30 Super Shifter e Ilídio Fernandes triunfa na Gentleman
Races

Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

Na primeira prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria X30 Super Shifter, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, sob a organização do AIA Motor Clube, Vítor Mendes, com chassis Sodi – sendo todos os karts equipados com motores Iame –, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta ao traçado algarvio de 1531 metros em 57,727s, enquanto a segunda melhor marca foi assinada por Rui Bastos (BirelArt) em 58,140s, pilotos que lutam pelo título na categoria Master, para concorrentes com idade igual ou superior a 30 anos.

Nuno Silva (Kosmic) foi o terceiro mais rápido (58,242s) e o primeiro no que diz respeito à Gentleman, categoria destinada a pilotos com idade igual ou superior a 45 anos.

Vítor Mendes largou assim da pole-position na primeira manga de qualificação, mas Rui Bastos liderou as primeiras quatro voltas. A partir daí, Vítor Mendes assumiu em definitivo o comando, Rui Bastos garantiu a segunda posição e Nuno Silva o terceiro lugar, sendo o primeiro da categoria Gentleman. Joel Magalhães (BirelArt), autor da volta mais rápida em 57,876s, foi quarto classificado, enquanto Ilídio Fernandes (Sodi) fechou o top-5 e assegurou a segunda posição entre os Gentlemans.

Na segunda manga de qualificação, Rui Bastos liderou as primeiras 7 das 9 voltas ao traçado algarvio, para depois ser Vítor Mendes – com a volta mais rápida em 57,745s – a assumir o comando até final. Bastos garantiu o segundo posto, Ilídio Fernandes foi um tranquilo terceiro classificado e venceu a categoria Gentleman, tendo Paulo Martins (Sodi) assegurado a quarta posição e Frederico Castro (Maranello) o quinto lugar, sendo segundo classificado da Gentleman.

Na Final, disputada em 11 voltas, Vítor Mendes – que fez a volta mais rápida em 57,856s –, partiu da pole-position e após liderar as primeiras duas voltas foi forçado a abandonar com o motor gripado.

Rui Bastos assumiu o comando e não mais o largou até final, enquanto Ilídio Fernandes com um ritmo muito forte foi segundo classificado, terminando logo a seguir Joel Magalhães. Paulo Martins foi quarto classificado e João Dias (BirelArt) fechou o top-5, à frente de Hernâni Gonçalves (Sodi), Diogo Teixeira (Maranello), Manuel Ramos (Birel) e Luís Costa e Silva (Ricciardo).

Nuno Silva e Frederico Castro envolveram-se num incidente após a sexta volta numa altura em que lutavam pelos lugares do pódio.

Para efeitos de campeonato, Rui Bastos foi o primeiro da X30 Shifter Master, seguido de Joel Magalhães, Paulo Martins, Luís Costa e Silva, Hernâni Gonçalves, Diogo Teixeira e Vítor Mendes. Ilídio Fernandes venceu a X30 Shifter Gentleman, Manuel Ramos foi segundo, na frente de João Dias, Nuno Silva e Vítor Mendes.

A segunda prova está agendada para 8 e 9 de abril e será disputada no Kartódromo de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.

 

Todas as classificações em:

https://speedhive.mylaps.com/Events/1365697


OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY