Guilherme de Oliveira com estreia vitoriosa no Campeonato Nacional Júnior

- Races

Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image

Na primeira prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria Júnior, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve, sob a organização do AIA Motor Clube, Gabriel Caçoilo, com chassis FA – sendo todos os karts equipados com motores Iame –, foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando a melhor volta ao traçado algarvio de 1531 metros em 1m01,099s, enquanto a segunda melhor marca foi assinada por Frederico Peters (CRG) em 1m01,118s.
O piloto de Aveiro largou assim da pole-position na primeira manga de qualificação e liderou a primeira volta, assumindo depois Rodrigo Leitão (Tonykart) o comando, mas à passagem da terceira volta foi Guilherme de Oliveira (Tonykart) a passar para a liderança para travar um duelo intenso com Frederico Peters. Este, na tentativa de ultrapassar o piloto de Vila Nova de Gaia, não evitou um choque e saíram os dois de pista.
Guilherme Gusmão (Topkart) acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, à frente de Afonso Ferreira (FA). Guilherme de Oliveira ainda segurou o terceiro lugar, enquanto Jesse Doorgeest (Tonykart) e Rodrigo Leitão encerraram o top-5. Peters, autor da volta mais rápida em 1m01,249s, caiu para o 11º lugar.  Na segunda manga de qualificação, Guilherme Gusmão largou da pole-position e liderou a corrida até à quarta volta, altura em que Guilherme de Oliveira – que rubricou a volta mais rápida em 1m01,936s – passou para a liderança para não mais a largar, sendo, contudo, até à 11ª e última volta pressionado por Guilherme Gusmão e Afonso Ferreira (FA), os segundo e terceiro classificados. Gabriel Caçoilo (FA) e Rodrigo Leitão também estiveram muito fortes e terminaram nas quarta e quinta posições, respetivamente.Face aos resultados das duas mangas, Guilherme Gusmão garantiu a pole-position para a Final – disputada em 12 voltas –, mas Guilherme de Oliveira arrancou melhor e liderou as primeiras quatro voltas, tendo depois passado para o comando Frederico Peters. Mas, na última volta, Guilherme de Oliveira regressou novamente à liderança e conservou-a até final, estreando-se assim da melhor forma na categoria Júnior. Frederico Peters cruzou a meta na segunda posição, com uma desvantagem de apenas 85 milésimos de segundo para o vencedor. A luta pelos lugares seguintes foi intensa de princípio a fim, tendo na última volta Afonso Ferreira garantido o terceiro lugar, por troca com Guilherme Gusmão, quarto classificado, à frente de Rodrigo Leitão que fechou o top-5.Duarte Santos, de regresso ao Campeonato Nacional, garantiu um positivo sexto lugar, à frente de Jesse Doorgeest, Gabriel Caçoilo – que rodou na terceira posição e foi o autor da volta mais rápida (1m01,061s) –, João Galveias (Maranello), Noah da Silva (Tonykart), João Vairinhos (Kosmic), Sérgio Rodriguez (Energy) e Tomás Caixeirinho (CRG), respetivamente.
A segunda prova está agendada para 8 e 9 de abril e será disputada no Kartódromo de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local.
Todas as classificações em:
https://speedhive.mylaps.com/Events/1365697

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook