KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

CNK X30 Shifter: Consagração de Yohan e títulos também para Mendes e Fernandes

CNK X30 Shifter: Consagração de Yohan e títulos também para Mendes e Fernandes
Races

A emotiva categoria dos karts equipados com caixa de velocidades viu Yohan Sousa garantir o seu segundo título consecutivo na X30 Shifter. Tiago Teixeira deu bastante luta ao bicampeão nacional, acabando por ser um honroso vice-campeão nacional. Nota também para a performance de Hugo Marreiros, Rui Carneiro e André Serafim que tiveram honras de pódio. Vítor Mendes festejou o título de campeão nacional na categoria Master e Ilídio Fernandes é o novo campeão nacional da categoria Gentleman.

 

Texto: Filipe Cairrão

Fotos: VVL Sport Image

 

A categoria X30 Shifter teve uma grelha de 14 pilotos na ronda de encerramento do Campeonato Nacional de Karting, em Braga. Neste pelotão, o grande destaque ia para a luta pela conquista do título que envolvia Yohan Sousa (Zanardi) e Tiago Teixeira (DR). O piloto do Entroncamento começou por estabelecer a pole position nos treinos cronometrados de sábado, tendo Tiago Teixeira logo atrás de si, o que se perspetivava um duelo renhido na manga de qualificação. O piloto de Paredes fez um excelente arranque na manga de qualificação e colocou-se na frente de Yohan Sousa, com ambos a fazerem uma corrida praticamente juntos, mas com a vitória a ficar na posse de Tiago Teixeira. Seguiram-se André Serafim (Intrepid) e Rui Carneiro (CRG), com Andriy Pits (CRG) – que aproveitou para se estrear nesta categoria – a concluir a sua primeira corrida na Shifter dentro do top 5 e logo com a volta mais rápida.

Na Final de sábado, inverteram-se os papéis no arranque e desta feita foi Yohan Sousa quem saltou para o comando, com o piloto do Entroncamento – ainda a recuperar da fratura no pé esquerdo – a ter sempre forte oposição por parte de Tiago Teixeira. Yohan Sousa garantiu mesmo uma vitória importante para as contas do campeonato, com Tiago Teixeira e Rui Carneiro a subirem também ao pódio.

André Serafim e Andriy Pits discutiram entre si o terceiro lugar durante quase toda a Final 1 mas um toque entre ambos obrigou o piloto de Chaves a abandonar, enquanto Pits terminou muito atrasado (11º). Hugo Marreiros (DR), que chegava a esta prova na discussão pelo terceiro lugar do campeonato com Manuel Falcão (Tonykart), terminou a primeira Final de Braga no quarto posto, logo na frente do melhor concorrente da Master, Vítor Mendes (Birel), que começou o fim de semana com um excelente quinto lugar à geral. Miguel Ramos (Birel) foi sexto na Final 1, logo na frente de Rita Teixeira (Energy), que conseguiu um dos melhores resultados da sua época. Seguiram-se Rui Bastos (Birel), segundo classificado da Master, e Manuel Falcão, com Ilídio Fernandes a terminar no top 10 desta Final 1 e a confirmar o título nacional da categoria Gentleman. Pelo caminho nesta primeira corrida ficaram Luís Silva (CRG) e Adelino Sequeira (Praga), que chegou a Braga no comando da categoria Master.

No segundo dia de competição, Yohan Sousa garantiu a pole-position, um prenúncio da vitória que iria assegurar na manga de qualificação, após uma corrida com poucas ultrapassagens. Na Final 2 reeditou-se o duelo entre Yohan Sousa e Tiago Teixeira, com o piloto de Paredes a tentar por todos os meios. A emocionante disputa viria a perder fulgor com o passar das voltas e Yohan Sousa confirmou mesmo mais uma vitória no seu fim de semana de consagração, enquanto Tiago Teixeira foi penalizado por ter peso abaixo do regulamentar, vindo a perder o segundo lugar para Hugo Marreiros qe fez um excelente corrida, com André Serafim a completar o pódio. Manuel Falcão e Rui Carneiro fecharam o top-5, mas logo atrás no sexto posto terminou Luís Silva. Andriy Pits foi sétimo classificado, na frente de Miguel Ramos, Vítor Mendes (1º Master), Rui Bastos (2º Master), Rita Teixeira, Adelino Sequeira (3º Master) e Ilídio Fernandes, campeão nacional da categoria Gentleman, enquanto Vítor Mendes festejou o título de campeão nacional na categoria Master.

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY